Geral

22 de setembro – dia de reconhecer os profissionais que transformam dados em decisões

No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia do Contador, uma data que vai além de homenagens: reflete a importância dessa profissão para o bom funcionamento da sociedade, das empresas e do poder público.

Em Santa Catarina, são 22.419 contadores registrados – sendo 18.610 contadores e 3.809 técnicos de contabilidade, segundo dados do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC). Em Chapecó, são 872 contadores e 41 técnicos com registro no CRC, totalizando 913 profissionais.

“Esses números revelam a presença massiva e a relevância dessa categoria que, muitas vezes, atua nos bastidores, mas é fundamental para o crescimento e a prosperidade, tanto de empresas privadas quanto de entidades públicas”, ressalta o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), Carmo Alex Röhrig (foto).

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Guardiões da Saúde Financeira

Os contadores são os guardiões da saúde financeira das empresas e instituições, trata-se de um papel fundamental no dia a dia da sociedade. São eles que auxiliam no processo de abertura e legalização das empresas, participa do planejamento tributário e, muitas vezes, se tornam peça-chave em termos administrativos em empresas de qualquer porte. Além disso, contribuem diretamente para a geração de empregos, ao garantir que as empresas possam operar de forma sustentável e lucrativa.

Para o poder público, os contadores são peças-chave, contribuem no fortalecimento da democracia e para o controle social sobre o uso do dinheiro público. Além disso, a contabilidade aplicada ao setor público auxilia no planejamento e no controle das ações governamentais. Sem o trabalho desses profissionais, a gestão pública ficaria comprometida, afetando diretamente o bem-estar social.

Desafios e da profissão

Apesar de sua importância, a profissão enfrenta desafios constantes. A complexidade das legislações tributária e trabalhista exige que os contadores estejam em constante atualização. Além disso, a valorização profissional ainda é uma luta constante, com a necessidade de reconhecimento e respeito às responsabilidades e competências da classe.

“Temos um papel crucial na sociedade, mas ainda há um caminho a percorrer para que a nossa profissão seja plenamente valorizada”, comenta Carmo Alex. “O Sindicont tem trabalhado incansavelmente para representar a classe, lutar pelos seus direitos e oferecer condições para que todos os contadores possam exercer sua profissão com dignidade e excelência”, complementa.

Neste Dia do Contador, o Sindicont Chapecó reforça a importância de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que, com discrição e competência, sustentam a economia e o desenvolvimento social. “O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó continuará sua missão de representar e fortalecer essa classe que tanto contribui para o progresso de nossa sociedade”, finaliza Carmo Alex.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios