No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia do Contador, uma data que vai além de homenagens: reflete a importância dessa profissão para o bom funcionamento da sociedade, das empresas e do poder público.
Em Santa Catarina, são 22.419 contadores registrados – sendo 18.610 contadores e 3.809 técnicos de contabilidade, segundo dados do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC). Em Chapecó, são 872 contadores e 41 técnicos com registro no CRC, totalizando 913 profissionais.
“Esses números revelam a presença massiva e a relevância dessa categoria que, muitas vezes, atua nos bastidores, mas é fundamental para o crescimento e a prosperidade, tanto de empresas privadas quanto de entidades públicas”, ressalta o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), Carmo Alex Röhrig (foto).
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Guardiões da Saúde Financeira
Os contadores são os guardiões da saúde financeira das empresas e instituições, trata-se de um papel fundamental no dia a dia da sociedade. São eles que auxiliam no processo de abertura e legalização das empresas, participa do planejamento tributário e, muitas vezes, se tornam peça-chave em termos administrativos em empresas de qualquer porte. Além disso, contribuem diretamente para a geração de empregos, ao garantir que as empresas possam operar de forma sustentável e lucrativa.
Para o poder público, os contadores são peças-chave, contribuem no fortalecimento da democracia e para o controle social sobre o uso do dinheiro público. Além disso, a contabilidade aplicada ao setor público auxilia no planejamento e no controle das ações governamentais. Sem o trabalho desses profissionais, a gestão pública ficaria comprometida, afetando diretamente o bem-estar social.
Desafios e da profissão
Apesar de sua importância, a profissão enfrenta desafios constantes. A complexidade das legislações tributária e trabalhista exige que os contadores estejam em constante atualização. Além disso, a valorização profissional ainda é uma luta constante, com a necessidade de reconhecimento e respeito às responsabilidades e competências da classe.
“Temos um papel crucial na sociedade, mas ainda há um caminho a percorrer para que a nossa profissão seja plenamente valorizada”, comenta Carmo Alex. “O Sindicont tem trabalhado incansavelmente para representar a classe, lutar pelos seus direitos e oferecer condições para que todos os contadores possam exercer sua profissão com dignidade e excelência”, complementa.
Neste Dia do Contador, o Sindicont Chapecó reforça a importância de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que, com discrição e competência, sustentam a economia e o desenvolvimento social. “O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó continuará sua missão de representar e fortalecer essa classe que tanto contribui para o progresso de nossa sociedade”, finaliza Carmo Alex.