DestaqueEconomia

Nota da Administração Municipal de Xaxim sobre a questão do frigorífico Aurora

Povo de Xaxim,

Estamos nos dirigindo a todos vocês para informar quais são as nossas posições de governo municipal sobre este novo cenário vivido entre o frigorífico Aurora e a Massa Falida do Frigorífico Chapecó para que, as dúvidas que tenham, sejam esclarecidas para que possamos, juntos, vencer esta luta.

Não é de hoje que temos o cenário de negociação do frigorifico, instalado no meio de nossa cidade, assustando comerciantes, trabalhadores, lideranças comunitárias, os agricultores, nossa arrecadação e nosso povo.

Sabemos que o Brasil está vivendo um processo duro de recuperação de força econômica, que este caminho é uma mudança necessária que vai trazer grandiosas conquistas para o cidadão brasileiro. Temos dificuldades, temos desafios diários, mas temos certeza que vamos passar por todas. Esse é um esforço de todos, temos que nos unir para sairmos deste cenário.

Em Xaxim, como fazemos parte de SC e do Brasil, nossa realidade é semelhante. Mas com um diferencial importante: unir nossas forças para buscarmos uma solução. O governo, desde início da saída da Diplomata até a vinda da Aurora, esteve empenhado na solução das negociações e oferecendo, assim, todos os serviços públicos legais, para dar sustentação às necessidades da empresa.

Colocamos nossa infraestrutura para oferecer a ajuda necessária para a permanência da Aurora em nosso município.

A Administração Municipal também ofereceu um terreno com capacidade geográfica para que a Aurora construísse uma nova unidade em Xaxim se necessário fosse.

Estamos trabalhando para que a Cooperativa Central Aurora viabilize a permanência do frigorifico aqui na nossa terra. Mas a decisão de permanência cabe somente ao frigorifico e seus diretores.

Administração Municipal foi a Florianópolis e conversou com o Dr Alexandre Araújo, síndico da Massa Falida, para entender os motivos desta bruta decisão. Pelas informações, a Aurora não aceitou pagar o valor avaliado pelo perito do juízo falimentar por entender ele ficou acima do valor de mercado.

O síndico esteve em Xaxim e conversou novamente com a Administração Municipal e com as entidades empresariais com o objetivo de encontrar uma saída. Mas não depende apenas da nossa vontade. Se assim fosse, não estaríamos neste terror que estamos enfrentando.

Temos força e como gritar pelos nossos interesses. Não iremos ficar de braços cruzados. Queremos a Aurora conosco oferecendo emprego, produção e participando de nosso crescimento econômico. E se necessário for, vamos recorrer às forças políticas de Florianópolis e Brasília.

Não estamos sós. Não estamos parados, não estamos sem direção. Ao contrário, sabemos bem o que fazer. Estamos todos unidos. Câmara de Vereadores, Comércio e Indústria, Comunidades, Trabalhadores, Sindicatos e nossos gloriosos Agricultores.

Podemos fazer muito barulho. Somos capazes de mexer forte neste assunto. Temos capacidade para isso e somos verdadeiros com nossa gente. Temos caráter e valentia para buscar nossos interesses e vamos fazer acontecer.

Fiquem conosco. Vamos levantar a cabeça e dizer o que queremos. Se pensam que não temos coragem e não somos soldados, estão enganados. Aqui, em Xaxim, somos um exército. E não vamos perder esta guerra para ninguém que querem pisar na nossa cabeça.

Lírio Dagort – Prefeito de Xaxim 
Adriano Bortolanza – Vice-prefeito

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios