
Nesta segunda (14), a Câmara de Vereadores de Chapecó, à pedido do vereador Derli Maier (MDB), recebeu o Tenente Coronel Ricardo Alves da Silva, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, que apresentou um panorama das ações feitas pela Policia Militar no município.
São sete projetos realizados pela instituição junto à comunidade e que tem como objetivo o bom relacionamento social. Entre os projetos estão a Rede Catarina de Proteção à Mulher, Rede Rural de Segurança, Rede de Vizinhos, Projeto Mini Cultura, Estudante Cidadão, Rede de Segurança Escolar e o Proerd.
Foi apresentado também o projeto Policiamento Rural que realiza um mapeamento das comunidades rurais e faz rondas nas residências mais afastadas da cidade. Com o objetivo de levar segurança para o campo.
O comandante falou também sobre a missão da Polícia Militar, que está sempre em busca de aumentar a confiança na polícia, reduzir o medo da vitimização e controlar a criminalidade. Na oportunidade, foram apresentados dados sobre a atuação da polícia no município em 2019. Foram apreendidas 76 armas de fogo e atendidos 1200 furtos, além da redução de 19% dos homicídios e de 27% dos roubos.
Para o Tenente Ricardo, os números representam de forma positiva a atuação da instituição em Chapecó. “Esses dados são resultados das ações realizadas pela Polícia Militar. Nós não buscamos fazer o possível para a comunidade, nós buscamos fazer o melhor”.
No final, os vereadores presentes fizeram alguns questionamentos e observações referentes ao papel da PM no combate à criminalidade e estratégias para melhorar a segurança pública na cidade. Os vereadores Derli Maier (MDB) e o presidente da câmara, Ildo Antonini (DEM), entregaram ao tenente Moções de Parabenização em homenagem aos serviços prestados. (Informações Comunicação CMC).