As crianças apresentam uma enorme curiosidade pelo mundo da escrita e da leitura e é através das diferentes histórias que elas exploram o mundo da fantasia e também expressam seus sentimentos, desejos e ideias. Ler e escrever aguça a curiosidade, a imaginação e a criatividade. Pensando nisso, o Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM BB Criança do bairro Universitário está realizando o projeto com as turmas do pré-escolar e o tema é “Pequenos, Grandes Autores”.
O objetivo é construir um livro infantil, a fim de ampliar a linguagem oral e escrita das crianças. Além disso, levar a descobrir o mundo da escrita e leitura de histórias. As professoras organizaram, no decorrer do segundo semestre, diversas atividades para estimular a produção literária, tais como: visita à biblioteca; história com fantoches, organização de um cenário para contar história; cantinho da leitura em sala; releituras das histórias clássicas, entre outras atividades. “Procuramos apresentar as histórias clássicas, mas também incentivamos para que eles possam imaginar e criar a sua própria história” relata a professora Joise Machado Reche.
Cada professora está organizando, com suas turmas, um tema para que cada aluno construa sua história, quando ficar pronta será enviada para uma editora que fará a impressão de um livro de cada criança. “Eles estão muito empolgados em ter seu próprio livro”, destaca a professora Claudinéia da Silva Lorati. A construção da história e da ilustração está sendo realizada pela criança juntamente com sua família e mediada pelas professoras durante as aulas.
A aluna Vitória Gonçalves Hort, de cinco anos relata que está ansiosa para ver sua história no livro. “A minha mãe me ajudou e eu consegui fazer a minha história da fada veterinária e agora eu estou pintando”, comentou. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca a relevância do projeto para o desenvolvimento dos pequenos. “Oportunizar à criança vivências com histórias infantis, contribui para que aprendam a importância do livro e da leitura para a vida”, explicou.
Para encerramento do projeto, em dezembro, será realizada uma noite de autógrafos, com a presença de toda a comunidade escolar.