A Cooperalfa inaugura dia 31 de janeiro, às 10h, silo Graneleiro com capacidade para 358 mil sacas de grãos em Guaraciaba, localizado perto da Polícia Federal, na BR 163 a obra vai atender especialmente o Extremo Oeste de SC, região que se fortalece a cada ano no agronegócio, sendo expoente na produção de leite, suínos, aves e grãos como o milho e a soja.
Romeo Bet, presidente da Alfa, reconhece que a reivindicação daqueles associados é antiga, “porém, a cooperativa precisa dimensionar muito bem os passos que vai dar; crescer com sustentabilidade e equilíbrio, sem esquecermos da distribuição da Cota-Capital e forte preparo das pessoas”.
A área construída é 5.092,43m², com amplo estacionamento; todo o pátio tem a água da chuva canalizada. A obra conta com poço artesiano, medição e subestação elétrica, residência unifamiliar, escritório com central de classificação contemplando coletor automático de amostra, balança rodoviária para 100ton e banheiros e vestiários para atender os clientes e funcionários, inclusive adaptados para pessoas portadoras de necessidade especiais. Ainda é dotada de sala de motoristas com vestiários e banheiros exclusivos.
A estrutura
São duas moegas de recebimento de cereais, com capacidade de 680 sacas cada e fluxo de retirada do produto de 300ton/h, equipado com seu devido sistema de captação de pó; um tombador móvel para carretas, agilizando a descarga. A unidade é totalmente automatizada e contempla dois fluxos independentes para recebimento, limpeza, secagem e armazenagem de grãos com capacidade de 150t/h cada por linha, mais duas máquinas de pré-limpeza e duas máquinas de pós-limpeza construídas hermeticamente e dotadas de sistema de captação de pó.
Conforme o gerente de engenharia da Cooperalfa, José Vicente Dias Toffoli, o investimento ainda traz dois secadores de 150ton. cada com sistema de captação de particulados, duas fornalhas com sistema de abastecimento de lenha automático, quatro silos-pulmão elevados com capacidade de 8.500 sacas cada e sistema de aeração, mais dois silos de expedição de 1.500 sacas cada, contemplando sistema de pesagem com células de carga. São, ainda, quatro silos de armazenagem de 75.000 sacas cada e sistema de aeração e termometria, piso plano 100% aerado.
Diferencial
O maior diferencial do Silo Alfa de Guaraciaba, é a eliminação de todos os poços e túneis subterrâneos, evitando assim espaços confinados, “humanizando bem mãos os serviços, evitando acidentes”, afirma o engenheiro civil, Andrísio Bet. “Executamos os principais acessos com escada de degraus, facilitando a operação dos trabalhos e a manutenção dos equipamentos”, pondera.
Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E