Levar o gás natural para o Alto Vale do Itajaí, Serra Catarinense e parte do Planalto Norte é o principal objetivo da SCGÁS em seu plano de investimento até o ano de 2024. O planejamento estratégico da empresa para os próximos cinco anos foi apresentado na tarde desta terça-feira, 4, em Florianópolis. O Plano Plurianual de Negócios e o Pacote de Obras, que prevê R$ 410 milhões em investimentos, foi entregue ao Governo do Estado durante um evento no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC).
Radiografia SCGÁS 2019
- Cidades atendidas: 63 (2ª posição no ranking nacional)
- Rede implantada: 1.212 quilômetros
- Consumidores de gás natural: 120.000
- Clientes diretos: 15.192
- Mercado industrial: atendimento de 50% do PIB do setor
- Usuários de GNV: 105.000 (3ª posição no ranking nacional)
- Volume médio de vendas: 1,97 milhão de metros cúbicos por dia
- Resultado líquido: 88,8 milhões
- Resultado operacional: 128,4 milhões
- Empregados diretos: 136 concursados
- Estagiários: 23
- Serviço contínuo: 21
- Empregados indiretos (serviços terceirizados): aproximadamente 300 pessoas
Projeção SCGÁS 2024
- Cidades atendidas: 79 (1ª posição no ranking nacional)
- Rede implantada: 1.644 quilômetros
- Consumidores de gás natural: 140.000
- Clientes diretos: 35.000
- Volume médio de vendas: 2,5 milhões de metros cúbicos por dia
Principais vantagens do gás natural
O gás natural é um energético com importante potencial de desenvolvimento econômico no mundo todo por seus atributos ambientais e geradores de eficiência produtiva. Ele pode ser utilizado em vários setores da economia global, desde processos industriais ao uso doméstico.
Na indústria e no comércio, o gás natural pode substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso. É ecologicamente mais correto – melhora índices de qualidade do ar e, consequentemente da saúde urbana -, contribui para uma maior produtividade, aumentando a competitividade das empresas usuárias nos mercados de maior concorrência.
Para veículos, a redução nos gastos com abastecimento chega a 50% em relação a outros combustíveis. O GNV não deixa resíduos na câmara de combustão, prolongando a vida útil do motor e comparativamente aos veículos movidos à gasolina, a emissão de monóxido de carbono é reduzida em até 90%. No Brasil, a tendência é que passe a substituir gradativamente o diesel nos veículos pesados.
Nas residências, o gás natural é uma excelente alternativa energética por conta do seu fornecimento contínuo, dispensando a circulação de caminhões e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e a segurança dos sistemas. A distribuição através de rede canalizada também permite a liberação de espaço no terreno dos empreendimentos, tendo em vista que a estação de recebimento de gás natural tem tamanho inferior aos modelos exigidos para estoque de outros tipos de energia.
Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 