Destaque

Liminar da Justiça do Trabalho determina paralisação total das atividades na JBS

As unidades da JBS em Forquilhinha e Nova Veneza terão que suspender as atividades a partir deste sábado (21). A determinação consta em liminar encaminhada pela Justiça do Trabalho, assinada pelo juiz Paulo André Cardoso Botto Jacon, e atende uma reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (SINTIACR).

Em protesto na quinta (19), que contou com a participação do sindicato, os trabalhadores cobraram a suspensão das atividades como forma de prevenção ao coronavírus. Durante o ato, o secretário de imprensa do sindicato, Célio Elias, foi detido pela Polícia Militar (PM), assinou um termo circunstanciado e acabou liberado na sequência.

Ainda nesta sexta (20), por ação dos próprios funcionários, a unidade de Forquilhinha, segundo o sindicalista, atuou com cerca de 20% da capacidade. E em Nova Veneza também teve retaliação por parte dos trabalhadores.

A decisão da Justiça do Trabalho cita a exposição dos trabalhadores ao risco de contágio de coronavírus. “Os empregados dos réus trabalham em turnos, que chegam a aglomerar a média de 600 deles, como bem observa a entidade sindical, o que, sem dúvida, os submete a risco inexigível”, diz o documento.

Sob tutela de urgência, o juiz determina a paralisação, sem prejuízo da remuneração. Também prevê a oportunidade da JBS apresentar um plano de redução de atividade, que garanta a saúde dos empregados e assim evite a paralisação total. “Ressalte-se, contudo, que até sua aprovação, as atividades devem ser suspensas”, determinou.

Caso a empresa descumpra a ordem judicial, está estipulada uma multa de R$ 25 mil ao dia, até o cumprimento da decisão.

O Portal Engeplus tentou contato com a JBS e questionou o cumprimento da ordem judicial, todavia, a empresa se manifestou por meio de uma nota. “A JBS não irá se manifestar sobre o processo. A Companhia reitera que mantém total foco em garantir a segurança de todos seus colaboradores, adotando rígidos protocolos de acordo com os órgãos de saúde”, diz a empresa. (Fonte Engeplus).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios