A tarde desta terça (30) iniciou com temporal em Chapecó e região, conforme já estava previsto na meteorologia e era alertado pela Defesa Civil.
O chamado “coclone bomba”, vindo do Rio Grande do Sul, deixou rastro de destruição por onde passou. A Defesa Civil registro ventos de 108 km/h. No Bairro Quedas do Palmital uma senhora de 78 anos perdeu a vida com a queda de árvore em sua residência.
Na Rua Ernesto De Marco, antiga Rua Araras, região do Bairro Efapi, um carro foi atingido por um dos postes arrancados pela força dos ventos, pavilhões da empresa Fasul Eventos ficaram totalmente destruídos. Residências e empresas foram danificadas, em várias regiões da cidade.
A Prefeitura de Chapecó emitiu nota no final da tarde, lamentando profundamente o falecimento da moradora do Quedas do Palmital e informou que as equipes estavam mobilizadas no atendimento aos registros de destelhamento, quedas de galhos, árvores e outros prejuízos materiais ocorridos em função da chuva e vento fortes. A nota afirmava ainda que até aquele momento, não havim informações de família desalojada ou desabrigada.
Registros
• Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade (SEDEMOB) recebeu, via Defesa Civil, 350 registros de destalhamentos, quedas de árvores e galhos. Agentes de Trânsito e Guardas Municipais estão nas vias para orientar o tráfego e isolar as áreas atingidas. Até o momento, 13.400 mil m2 de lona foram distribuídos à população afetada. Hoje à tarde, 214 moradores retiraram lona na SEDEMOB.
• Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA) – Está com equipes de drenagem (1) e podas (2) atuam nos pontos críticos, um total de 50 servidores nas ruas. Três máquinas auxiliam no trabalho.
• Superintendência da Efapi – Trabalha com as equipes de apoio na Avenida Ernesto José De Marco para liberar a via. Atua também na desobstrução de estradas e corte de galhos no Loteamento Zanrosso e comunidade Faxinal dos Rosas.
Pontos mais afetados:
>> Bairros mais afetados: Quedas do Palmital (óbito), Bela Vista, Engenho Braun, região da Av. Ernesto José De Marco (Araras), Santa Rita, Alvorada, Eldorado, Líder e Desbravador;
>> Av. Ernesto José De Março (Araras) está bloqueada, por tempo indeterminado. Houve queda de três postes da rede de energia elétrica. Equipes da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito isolaram o local para possibilitar o trabalho da Defesa Civil e da Celesc;
>> Na Av. Leopoldo Sander teve quedas de árvores e postes;
>> Na Rua Sete de Setembro, entre a Osvaldo Aranha e a 14 de Agosto, houve queda de árvore de grande porte e de fios da rede elétrica.
>> Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL) registrou estragos no telhado e em uma parede do Ginásio do Bairro Universitário. No Complexo Esportivo Verdão teve queda de árvores;
>> A Secretaria de Saúde (SESAU) informou que alguns Centros de Saúde estão sem luz.
Informações do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares:
As equipes atuam para auxiliar os moradores atingidos por destelhamentos a restabelecerem o conforto mínimo necessário. Atuam em oito Frentes nos bairros mais afetados, distribuindo lonas, cortando galhos e árvores para desobstruir as vias. O comando informou, ainda, que as equipes enfrentam problemas no sistema de comunicação.
Alerta:
O Município reforça e orienta a população para que evite transitar nos locais atingidos e tome as devidas precauções na hora de reparar os prejuízos, principalmente em telhados, para evitar quedas.