O Sesi, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), está disponibilizando testes PCR para Covid-19 em Chapecó e região. A oferta testeSesi segue a tradição do Sesi/SC no atendimento às indústrias catarinenses com soluções em saúde e faz parte da iniciativa Protocolo Corona, que oferece diversas soluções para o combate ao coronavírus nas indústrias.
O teste é oferecido para a indústria com valores diferenciados e também para a comunidade. No caso das empresas, pode ser realizado no Sesi e nas indústrias. Neste caso, serão observadas questões referentes aos acessos e ambientes para a realização dos testes.
De acordo com o gerente executivo do Sesi/Senai nas regionais Oeste e Extremo Oeste, Geferson Luiz dos Santos, trata-se de solução criada com o intuito de auxiliar o processo de triagem e diagnóstico da Covid-19. “O testeSesi está em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja principal orientação para combater o coronavírus é testar, rastrear e isolar o maior número possível de casos”.
Neste momento, está sendo disponibilizando o teste PCR individual, que recolhe uma amostra das células da nasofaringe na busca pelo material genético do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. Ou seja, esse teste identifica o vírus no período em que ele está ativo no organismo, entre o 3º e o 7º dia da contaminação. Este tipo de teste é considerado o mais preciso disponível e seu diagnóstico. “O melhor período para realizar a coleta é a partir do 3º dia após o início dos sintomas, até o 8º dia. Contudo, pode ser coletado em qualquer momento, já que muitas pessoas podem estar com o vírus, mas não apresentam sintomas”, explica Santos.
Para fazer o teste, as empresas e pessoas interessadas precisam preencher um formulário, no link encurtador.com.br/bhlS4. O resultado fica pronto no prazo de três dias a partir da realização da coleta e será enviado por e-mail.
O serviço é disponibilizado nas seguintes modalidades: testagem que inclui kit, coleta e notificação; e apenas a coleta.
Teste Rápido
Além do teste PCR, o SESI disponibiliza também o teste rápido que consegue dar resultados entre 10 e 30 minutos. Ao contrário do PCR, o teste rápido/imunológico não detecta o SARS- CoV-2, mas sim a resposta do corpo ao coronavírus. Ou seja, ele acusa a presença de dois anticorpos: o IgM, que aponta a fase aguda da doença, e o IgG, que é produzido um pouco depois da fase aguda e pode funcionar como a memória do corpo para evitar novas infecções. Os testes rápidos auxiliam o mapeamento da população, mas não têm função de diagnóstico. (MB Comunicação).