O coronavírus estará conosco “para sempre de um jeito ou de outro”, diz um cientista do órgão consultor que orienta o governo britânico sobre a pandemia.
Sir Mark Walport é professor de medicina e integrante do Grupo Científico de Consulta para Emergências (Sage, na sigla em inglês), do governo do Reino Unido. Ele foi consultor científico chefe do Reino Unido até 2017.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Walport diz que a vacinação global será importante para se controlar a pandemia, mas que a doença não é como a varíola, que conseguiu ser erradicada com vacinas.
“Este é um vírus que estará conosco para sempre de um jeito ou de outro, e quase certamente serão necessárias repetidas vacinações”, diz ele.
“Então, um pouco como a gripe, as pessoas precisarão de re-vacinação em intervalos regulares.”
Para Walport, o fato de a população mundial ser hoje muito maior e viver em cidades mais densas do que em 1918, quando houve o surto de gripe espanhola, faz com que o vírus tenha mais facilidade de se espalhar.
Ele alerta que é possível que o coronavírus saia de controle novamente, mas ele acredita que algumas medidas mais direcionadas poderão ser usadas agora, em vez de quarentenas amplas.
O cientista disse estar preocupado com o aumento recente no número de casos na Europa e em outras partes do mundo. (Fonte G1).