A Rede Municipal de Ensino de Chapecó mantém os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental acima da meta prevista para 2019, de acordo com os números nacionais do IDEB–Índice do Desenvolvimento da Educação Básica, divulgados no último dia 15.
A projeção de 6.2 calculada como meta para o 5º ano do Ensino Fundamental no ano de 2019 foi superada e o resultado de 6.5, o que equivale ao que estava previsto para o ano de 2021. Seguindo a mesma regra, o 9º ano do Ensino Fundamental, tinha como meta prevista 5.1 para 2019 e a superou pontuando em 5.2 seu resultado.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos, a educação municipal elencou uma série de ações que vem sendo desempenhadas anualmente na Rede Municipal de Ensino e o resultado foi observado através do avanço gradativo com resultados positivos, superando inclusive a meta prevista.
A Secretária Municipal de Educação, Sandra Maria Galera, avalia o resultado do IDEB para Chapecó: “Seguimos firmes no propósito de uma educação de qualidade e os resultados mostram isto, superamos os índices estaduais e nacionais e inclusive nossa própria meta. É um trabalho conjunto, a soma de muitos esforços, muitos profissionais estão envolvidos nestes resultados. Temos desde os professores em sala de aula que não medem esforços, as equipes pedagógicas e gestores, sempre dispostos a dar o suporte necessário para que a educação municipal se desafie e se supere a cada dia mais.”
A pesquisa do IDEB é realizada a cada dois anos pelo INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao MEC-Ministério da Educação. Mede o desempenho do sistema educacional brasileiro. O índice é calculado numa variação que vai de 0 a 10, considerando as taxas de aprovação dos alunos no sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tomando em conta o desempenho dos alunos nas provas que foram realizadas em 2019.