Em Chapecó o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresenta números positivos neste último mês de 2020. Também há evolução positiva nos resultados quanto ao Índice de Condições Econômicas (ICE) e ao Índice de Expectativas de Consumo (IEC). Já o Índice de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (IEIC) apresenta redução. É o que mostram dados de pesquisa realizada via online em parceria entre o curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e a área de pesquisa do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) chapecoense aumentou neste mês de dezembro em 8,37%, ao passar de 77,53 pontos em novembro para 84,01 pontos. De acordo com a professora responsável pelo levantamento, Cássia Ternus, esse resultado pode estar atrelado a vários fatores, como “as expectativas positivas em relação ao final do ano, e junto a isso o recebimento da primeira parcela do 13º salário, a proximidade de férias e, também, é possível que o resultado das eleições municipais tenha afetado a confiança dos consumidores chapecoenses”.
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Realizada entre os dias 18 a 29 de novembro, a amostra foi composta por 85 mulheres e 73 homens de diversas faixas etárias e classes de renda. O aumento do índice foi puxado pela confiança dos consumidores de renda inferior a R$ 2 mil (28,52%), por pessoas com até 24 anos (25,88%) e pelo grupo masculino (15,80%). Em contrapartida, os grupos que apresentaram as variações negativas mais expressivas foram: pessoas com idade entre 45 e 65 anos (-19,35%), acompanhado pelas mulheres (-7,53%) e por aqueles que têm renda superior a R$ 4 mil (-4,72%).
Desempenho dos subíndices
O Índice de Expectativas de Consumo teve elevação de 2,93%, totalizando 77,70 pontos, enquanto em novembro esses números foram de baixa de 2,79% e de 75,49 pontos. No Índice de Condições Econômicas houve aumento de 16,64%, atingindo 94,29 pontos, ante 80,84 de novembro, quando houve aumento de 27,07%.
Outro índice analisado, o do Endividamento e Inadimplência do Consumidor, permite sondar o nível de obrigações a pagar ou em atraso que o consumidor possa ter. Neste mês, o IEIC apresentou queda de 7,15%. Em novembro esse índice representava 132,40 pontos e agora em dezembro caiu para 122,93 pontos. (Extra Comunica).