
Restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estarão em pauta nas duas reuniões confirmadas para está terça (23). A decisiva será a que ocorre às 14h, entre o governador Carlos Moisés da Silva, prefeitos das maiores cidades do Estado, Ministério Público (MP-SC) e Assembleia Legislativa. No encontro deve ser batido o martelo sobre as restrições que serão impostas diante do avanço da doença em solo catarinense aliadas a ações conjuntas. Medidas vão ocorrer, só ainda não se sabe o tamanho delas.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Mais cedo, às 10h30, com os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e Ratinho Jr. (PSD), Moisés já irá debater propostas alinhadas entre os três Estados do Sul do Brasil. No RS, nesta segunda (22), foi anunciada restrição de circulação a partir das 20h.
Santa Catarina, por enquanto, ainda não comunicou nenhuma medida estadual. Somente municípios agem, como é o caso de Chapecó, com fechamento do comércio e outros setores até o próximo domingo (28).
O secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, diz que o governo está elaborando e analisando o que mais gera impacto e o que mais faz sentido. A tendência é que após a reunião das 14h as medidas sejam anunciadas no Estado.
Leitos de UTI próximos do colapso
No começo da manhã desta terça-feira, os dados do governo do Estado apontam para uma proximidade do colapso nos leitos de UTI. Há somente 52 unidades disponíveis para adultos em tratamento da Covid-19. Mesmo assim, a coluna apurou que muitos pacientes já aguardam transferência dentro do sistema da central de regulação.
Desde domingo o processo de internação acelerou consideravelmente. Por conta disso a preocupação aumenta em Santa Catarina. Do NSC Total