Em audiência remota na última semana, com o ministro de Minas e Energia – Bento Albuquerque e membros da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, o deputado federal Celso Maldaner defendeu o crescimento da mistura de biodiesel no diesel.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
Em vídeo postado em suas redes sociais, Maldaner explica que o biodiesel é um biocombustível cuja principal matéria-prima utilizada na sua fabricação são óleos de origem vegetal, proporcionando mais eficiência energética e descarbonização.
Para desenvolver a produção, desde 2016 em um trabalho conjunto entre estados e o Congresso Nacional, foi criado um programa chamado de RenovaBio que prevê a expansão da produção de biocombustíveis, entre eles o etanol, o biodiesel, o biogás e o bioquerosene, se alinhando com o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030.
A partir disso, através da permissão em Medidas Provisórias, a porcentagem de mistura no diesel vem crescendo, o que contribui para a economia e para a geração de emprego e renda.
Nos últimos dias, levantou-se a questão de diminuir essa mistura para que os preços do diesel pudesse baixar, o que não procede.
Para Maldaner, é necessário pensar em fontes alternativas menos poluentes, mas com a mesma eficácia e utilizando os melhores recursos do setor agropecuário, para auxiliar, principalmente, o setor de transportes, este que é tão importante para a circulação do fluxo de mercadorias e insumos no país. “Não devemos estar dependentes apenas de uma fonte de combustível, mas investir cada vez mais em fontes renováveis”, destacou.