O aposentado Marcelo Luís Roman, 52 anos, foi um dos primeiros pacientes a ser atendidos no Ambulatório Covid Tratamento Imediato, que foi inaugurado na manhã desta quinta (18), na Avenida São Pedro, próximo ao Complexo Esportivo Verdão, no bairro Parque das Palmeiras.
Roman estava com pessoas da família como Covid e, como apresentava alguns sintomas suspeitos da doença, como dor de garganta e dor de cabeça, foi consultar.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
“Aqui ficou bom, ficou mais perto, pois moro no São Cristóvão. O lugar é 100% e fui bem atendido. Fiz o teste, que saiu em 15 minutos e deu negativo. Estão de parabéns” afirmou Roman.
O coordenador do ambulatório, o médico Diego Bet, disse que além do atendimento presencial, que será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, os pacientes vão ser monitorados por telemedicina. Ele explicou que quem deve buscar o atendimento no local são pessoas com sintomas respiratórios leves. Em casos graves a recomendação é ir na UPA ou Hospital Regional. O atendimento conta com três médicos, dois enfermeiros e quatro a cinco auxiliares por turno.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressaltou que além de abrir um novo ambulatório, que se soma ao da Efapi e Ivo Silveira, o novo espaço também oferece a medicação e orientação para o tratamento imediato, conforme prescrição médica.
“O importante é identificar quem está doente e fazer o tratamento. Com as medidas que estamos tomando conseguimos reduzir os índices de contágio. Também ampliamos os números de leitos e abrimos o Centro de Eventos. Ninguém que precisa de atendimento está ficando desamparado. Estamos cumprindo nossa missão”, disse o prefeito.
O secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan, destacou ainda que, no próximo sábado, será o Dia D contra a Covid, com a abertura de 17 unidades básicas de saúde para atendimento de sintomas respiratórios.