Política

Deputada Luciane se reúne com presidência da Casan para tratar da estiagem em Chapecó

Nesta terça (11), a deputada Luciane Carminatti (PT) se reuniu com a presidenta da Casan, Roberta dos Anjos, para tratar do andamento das obras de enfrentamento à estiagem em Chapecó. A reunião virtual contou ainda com a presença do superintendente regional do Oeste, Daniel Scharf, e do diretor de operação e expansão, Fábio Krieger.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

“Precisamos do reservatório da Efapi pronto, pois a região de tão populosa é praticamente uma cidade dentro de Chapecó e está sofrendo muito com a falta de água”, ressaltou Luciane, referindo-se à ampliação da capacidade de armazenamento de água em 4 milhões de litros para o abastecimento da região.

Em resposta, a Casan informou que está concluindo a etapa burocrática de aquisição do terreno, já negociada com o dono de um loteamento. A área será cedida em troca da ligação do novo reservatório ao sistema de abastecimento local já existente. A Casan informou que já venceu as etapas de levantamentos topográficos, sondagens do solo e elaboração do projeto. “A licitação deve ser lançada em no máximo 60 dias e deve levar de um ano a um ano e meio para entrega da obra”, garantiu Fábio Krieger.

A Casan também informou o andamento da instalação de outros dois reservatórios em Chapecó: no bairro Paraíso, com capacidade para 250 mil litros de água, e no bairro Esplanada, com capacidade para 2 milhões de litros. Ambos já tiveram as licitações lançadas, mas os processos sofreram questionamentos e devem ser relançados até o final deste mês.

Ações emergenciais incluem novos poços artesianos

Luciane questionou a Casan sobre medidas de curto prazo para enfrentar a estiagem até que os reservatórios sejam entregues. A companhia destacou as manobras paliativas em andamento, com a suspensão do abastecimento no período da noite em 14 bairros, e a abertura das propostas vencedoras, em 2 de junho, do edital para perfuração de três poços artesianos emergenciais. As obras devem atender os bairros Boa Vista, Esplanada e Efapi. “O prazo de execução não está definido, depende das empresas vencedoras, gostaríamos de começar ainda em junho”, respondeu Daniel Scharf.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios