Geral

CIDADE EMPREENDEDORA: São Carlos inicia planejamento ambiental

O município de São Carlos, no oeste catarinense, iniciou neste mês o alinhamento para execução do Planejamento Ambiental e Políticas Públicas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A solução prevê o estudo socioambiental do município, com objetivo de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e territoriais. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que será executada até dezembro de 2022 pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

As etapas previstas são: plano de trabalho (mapeamento de stakeholders e de planos de políticas existentes, estudo aprofundado do plano priorizado), mapeamento de base de dados necessários, elaboração e complementação dos dados, elaboração de minuta de checklist para revisão do planejamento, apoio na revisão; validação junto aos gestores municipais e suporte na elaboração de um dashboard para a área de interesse. Os trabalhos são conduzidos pelas sócias-proprietárias da empresa Biocald Consultoria e Treinamento, Jaqueline Isabel de Souza e Thays Saretta Sulzbach.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Silvano Mayer, a principal demanda do município está relacionada à ocupação do solo e à regularização fundiária. “A Área de Preservação Permanente (APP), estipulada pela Política do Meio Ambiente, inviabiliza as atividades econômicas de São Carlos. Temos vários rios que cortam o município e o principal é o Rio Uruguai, por isso estamos muito preocupados com essa situação e buscamos uma breve alternativa para resolver”, adianta.

Thays explica que os limites das APPs às margens dos cursos d’água variam entre 30 metros e 500 metros, dependendo da largura de cada um, contados a partir do leito maior.

“A próxima etapa será uma reunião on-line com as pessoas que participarão dessa solução, sendo que já foi por aprovado o plano de trabalho. Enquanto isso, será mapeada toda a documentação necessária e elencadas as prioridades técnicas e de gestão. O último passo será a elaboração do estudo socioambiental para esta demanda do município”, comenta Thays. MB Comunicação

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios