DestaquePolítica

Através de Moção vereador Krombauer parabeniza os 51 anos da Unochapecó

Reconhecendo e valorizando o pinoneirismo no universo do ensino superior na região Oeste catarinense, pelos 51 anos de história da Fundeste – Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, através de uma Moção de Parabenização, aprovada e subscrita por todos os colegas da Câmara de Vereadores, homenageamos os integrantes dos segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e corpo técnico-administrativo), nas pessoas de Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, presidente do Conselho Superior da Fundeste e o reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

Na sexta (30) estive na Unochapecó e entreguei em mãos do reitor Cláudio Jacoski e o pró-reitor de administração José Alexandre De Toni (representando o Vicenzo Mastrogiacomo), a referida moção.

“É uma honra poder homenagear esta instituição, pela sua história de trabalho pela educação superior no Oeste catarinense, assim como no estado, pelo trabalho social e em tantas outras áreas, que contribuem de forma fundamental para o desenvolvimento de Chapecó e região. Me orgulho também de fazer parte desta história (me formei bacharel em administração pela universidade) e acompanhar a trajetória de sucesso e crescimento da Fundeste/Unochapecó”.

A história da Fundeste

A Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste é resultado de um forte movimento comunitário que surgiu no início da década de 1970 objetivando a implantação do ensino superior em Chapecó e em outras cidades da região. Hoje mantenedora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), da Farmácia Escola Unochapecó e do Instituto Goio-En, a Fundeste é uma das pioneiras do ensino superior em Santa Catarina e contribuiu para a expansão da universidade para outras cidades da região, como Xanxerê, São Miguel do Oeste, Xaxim e São Lourenço do Oeste.

O primeiro passo que marca a história da Fundeste e a data de sua fundação é uma assembleia geral que ocorreu em 4 de julho de 1970 e que reuniu autoridades e lideranças de 37 municípios. Em agosto daquele ano foi assinado convênio com a Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina para a realização de estudo de viabilidade técnica e financeira, visando a instalação do primeiro curso superior na cidade.

A iniciativa de criar a fundação, com a participação de lideranças e autoridades de toda a região, teve a coordenação do então secretário dos Negócios do Oeste, Plínio Arlindo De Nês, e do bispo diocesano da época, dom José Gomes, que foram os primeiros presidente e vice da Fundeste, respectivamente.

Instituição pública de direito privado e com gestão comunitária, a Fundeste foi instituída em 6 de dezembro de 1971 pela lei municipal 141, assinada pelo então prefeito João Destri, com efeitos retroativos a julho de 70. Sua instalação solene ocorreu em 21 de fevereiro de 1972. Nesse mesmo ano iniciou o funcionamento do primeiro curso superior implantado em Chapecó, Pedagogia, que formou a turma pioneira em 1974.

Diante da aspiração de constituição de uma universidade em Chapecó, no segundo semestre de 2000 começaram os encaminhamentos para sua reativação, em março de 2001 a Fundeste foi reativada operacionalmente e em 27 de agosto de 2002 assumiu integralmente as atividades do Campus Chapecó, que transformou-se na Unochapecó, em um processo que contou com a participação de diferentes segmentos da sociedade regional, integrantes de comissões de trabalho, da Assembleia Geral e do Conselho Curador da fundação.

As ações da Fundeste são conduzidas por organismos que têm a participação efetiva de representantes do segmento universitário e da comunidade regional. São eles a Presidência, incluindo o presidente e vice, Conselho Diretor, com funções executivas, o Conselho Fiscal e o Conselho Superior, formado por 30 integrantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios