O verão é a estação mais esperada do ano. Época para aproveitar as férias com a família, curtir a praia, piscina e também para passear e descansar em lugares que dê para aproveitar tudo o que o clima oferece. Mas é preciso ter cuidado com a saúde dos olhos, pois é no verão que os raios solares UVA, UVB e UVC, prejudiciais à saúde ocular, ficam ainda mais intensos.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
O excesso de exposição dos olhos aos raios ultravioletas, conhecidos pela sigla UV, podem causar diversas doenças, como a catarata e até determinados tipos de câncer nos olhos.
Para proteger os olhos da radiação, a orientação dos oftalmologistas é fazer sempre o uso de óculos escuros durante o dia, mesmo que o tempo esteja nublado. O presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Dr. Ayrton Ramos, explica que os óculos são essenciais para cuidar da saúde dos olhos, principalmente para as pessoas que possuem sensibilidade à claridade do sol, por isso, na hora de escolher este tipo de acessório é importante optar por um de boa qualidade.
“Alguns modelos não possuem a proteção necessária contra os raios ultravioletas e podem causar ainda mais danos à visão, por isso, evite comprar óculos de sol de origem duvidosa, como os falsificados”, ressalta. Segundo o oftalmologista, o olho humano possui mecanismos de defesa naturais contra a luminosidade, como a contração da pupila e o fechar da pálpebra. As lentes escuras inibem tais mecanismos, de modo que, se elas não tiverem as qualificações necessárias para resguardar a visão, os raios solares irão atravessá-las e afetar o globo ocular de forma mais severa do que na ausência dos óculos de sol.
O uso de óculos de sol também diminui o risco de catarata e de outras doenças oculares. O oftalmologista explica que a degeneração macular ocorre quando a radiação causa a morte das células da mácula, situada na parte central da retina, responsável pela visão de detalhes. “O acúmulo de exposição aos raios UV podem causar ainda, o ressecamento da lágrima, que leva a ceratite e pterígio (ressecamento da conjuntiva – membrana que cobre a parte branca do globo ocular e a superfície interna das pálpebras).
Para proteger os olhos dos danos dos raios ultravioletas, o médico recomenda usar lentes de qualidade e que protejam entre 90% e 100% da radiação UV. Além de boné, chapéu ou viseira e evitar a exposição nos horários de pico da radiação – entre 10 e 16 horas. Por Francelise Martini para Casa de la Gracia Comunica