Devido às constantes reclamações que a administração vem recebendo, mesmo não sendo a responsável pelo abastecimento de água, sabendo que a Companhia Catarinense de Água e Saneamento – Casan – é que explora este serviço no município, o prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander, acompanhado do Secretário de Administração, Finanças e Planejamento Ivan Pedro Bonissoni e do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Américo Dornelles, foram recebidos em audiência na Superintendência Regional da Casan em Chapecó. A comitiva são-carlense foi recebida pelo Superintendente Daniel Scharf que recebeu as demandas e reclamações dos munícipes.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
“É inadmissível São Carlos ser banhado por dois rios de grande porte e ter esta constante falta de água nas residências, principalmente nas partes mais altas do município, como também nas áreas mais baixas do perímetro urbano. Então fizemos esta cobrança e de pronto o Superintendente nos atendeu, ouviu nossa demanda que já é de conhecimento da Casan”, disse Sander.
De acordo com o prefeito, foi agendada a visita in loco de um engenheiro técnico da empresa e acredita-se que em algumas horas o problema será resolvido. “Queremos deixar bem esclarecido: não é o município que explora este serviço. A responsabilidade é exclusivamente da Casan pela entrega da água, cobrança e manutenção de rede. Existe um termo de convênio assinado ainda em 2011, onde vários pontos deste não estão sendo cumpridos pela empresa, o que também foi motivo para uma cobrança mais enérgica de nossa parte, para que a Casan cumpra com sua parte deste convênio, sendo que já existe um novo documento pra ser assinado. Enquanto a empresa não cumprir as cláusulas do convênio antigo, não será assinado o novo acordo”, esclareceu.
Ainda segundo Sander, foi feita uma cobrança forte sobre a manutenção de rede; substituição da rede que hoje passa pela leito das ruas, passando para o acostamento ou mesmo para o passeio público, que já foi solicitada há vários anos, mas não está sendo realizada. “Há um programa muito bom de asfaltamento de ruas por parte do município, como nunca aconteceu antes; e tão logo este asfaltamento está concluído, a Casan vem abrindo buracos para manutenção de rede. Então, esta cobrança está sendo feita para que a empresa coloque nova rede de abastecimento de água nas laterais da rua, para evitar todos estes transtornos com a via de rolamento”, concluiu.
O Secretário de Administração, Finanças e Planejamento Ivan Pedro Bonissoni também falou sobre esta visita, colocando que, somente o reparo no local onde é feita a manutenção, não satisfaz mais a administração municipal. Porque, com o tempo, se faz necessário o recapeamento de toda a extensão da rua. “Então, estamos requerendo que se faça um projeto e que a empresa (Casan), também ajude a arcar com as despesas do recapeamento da rua toda e não somente aquele espaço onde a empresa realizou a perfuração. Uma vez que, numa mesma rua, as vezes são feitos vários buracos e a rua fica toda danificada”, disse Bonissoni.
Conforme ele, ainda foi tratado sobre uma cooperação para distribuição da água no interior; que a empresa possa subsidiar os canos para a rede de distribuição da agua. Foi cobrado também o valor acordado de 10% sobre os lucros da empresa arrecadados no município de São Carlos que não está sendo repassado pela empresa.
Outra pauta do encontro, segundo Bonissoni, foi a Rede de Esgoto do Bairro Tancredo Neves, que já foi solicitado há mais de três anos e, segundo o superintendente já deve estar concluído para ser aplicado. “Estamos aguardando para que, nas primeiras semanas chegue até o município e veremos se será incorporado ao projeto da CASAN ou partimos para uma solução própria da prefeitura” salientou.
Já para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Américo Dornelles, foi uma reunião muito importante onde diversos assuntos de extrema importância foram tratados, inclusive sobre a instalação de rede de água para o interior; como, por exemplo, do Rio Chapecó até a comunidade de Bela Vista, onde abriram-se possibilidades. “A empresa se prontificou a vir para o município, acompanhar todas as demandas e, principalmente, solucioná-las”, finalizou.
As demandas entregues na Superintendência da Casan em Chapecó foram: solução para a constante falta de água nos Bairros do Município; instalação de nova rede (com urgência); atenção especial para a situação dos danos no asfalto ocasionadas pelos reparos na rede de água; fornecer o projeto de tratamento de esgoto para o Bairro Tancredo Neves; e cumprir com o repasse financeiro de acordo com o Convenio de Cooperação para a Gestão Associada.