Com o projeto “Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável” o prefeito João Rodrigues conquistou a 3ª posição na categoria Inovação e Sustentabilidade da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O gestor público municipal também recebeu o Selo de Prefeito Empreendedor na categoria Desburocratização com o projeto “Chapecó Digital”. O anúncio foi feito pelo Sebrae/SC, na última semana, durante cerimônia realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis, com a presença de mais de 70 prefeitos de todas as regiões do Estado.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
“Fiquei lisonjeado com a premiação do Sebrae, por ficar entre os três primeiros na categoria Inovação e Sustentabilidade, no qual temos tantos bons projetos em Santa Catarina. O projeto Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável tem várias ações em prol da melhoria das condições de trabalho dos catadores em suas associações, ações pontuais de recolhimento de móveis nos bairros, ecopontos, novas lixeiras, troca de resíduos por mudas e flores do horto municipal, gincana de conscientização, investimentos em equipamentos para reutilizar o material reciclável, enfim, tudo para que a coleta seja mais eficiente, gere renda e preserve o meio ambiente”, destacou o prefeito.
Essa iniciativa busca reduzir as desigualdades, garantir o acesso aos serviços de saneamento básico, fortalecer as instituições e promover a temática da sustentabilidade com ações práticas. Entre as atividades orientadas estão: Harmoniza Chapecó, Bota Fora, Gincana da Reciclagem, Recicla, Juntos pelo Bem e Ecopontos (bairro Efapi, Presidente Médice e Centro). Contempla 15 associações de catadores de materiais recicláveis e beneficia diretamente 389 famílias.
Na categoria desburocratização o projeto inscrito pela Administração Municipal foi o “Chapecó Digital”, que disponibiliza à população ferramentas digitais de busca de serviços públicos, bem como de informações. O principal resultado do aplicativo foi o ganho na agilidade nos atendimentos à população, somado à economia gerada na utilização dos recursos públicos. A tendência prevista é de que o tempo de respostas das demandas diminua e as resoluções sejam cada vez mais efetivas.
Prêmio
O gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, destaca que esse prêmio busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública. “Estamos muito contentes porque a região oeste catarinense esteve bem representada e com propostas relevantes na promoção do desenvolvimento econômico”, observou.
Nesta edição, o Sebrae/SC recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios. Esse é o maior número de inscritos entre todas as edições do Prêmio. Na cerimônia foram conhecidos os gestores públicos municipais que se destacaram em oito categorias: desburocratização, compras governamentais, sala do empreendedor, marketing territorial e setores econômicos, empreendedorismo na escola, governança regional e cooperação, inovação e sustentabilidade e cidade empreendedora.