A bancada feminina da Câmara de Vereadores de Chapecó, entregou esta semana ao presidente, Adão Teodoro (PSD), o relatório de atividades do período de abril de 2021 a abril de 2022. A bancada foi coordenada pela vereadora Marcilei Vignatti (PSB), conta com as vereadoras integrantes Deise Schilke (PT) e Sueli Suttili (PSD) e as seguintes vereadoras suplentes: Aldacir Detofol (PT), Carolina Listone (PC do B), Iara Campolin (PT), Tatiane Favaretto Giuriatti (PP) e Liza Dal Chiavon (PC do B). A intenção da bancada é se tornar uma ferramenta para potencializar as ações no Legislativo, somando esforços nas pautas coletivas e plurais na defesa e promoção dos direitos das mulheres. A partir de agora, a bancada será coordenada pela vereadora Sueli Suttili.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Neste período foi implantado o Projeto “Mulheres de Chapecó e a Cidade Que Queremos” – evento temático mensal realizado na Câmara de Vereadores com três convidadas que compartilharam as experiências nas áreas da: educação, empreendedorismo feminino, mulher jovem, saúde da mulher e enfrentamento à violência contra a mulher. As convidadas abordaram as vivências nos espaços de atuação e apresentaram sugestões para produção de políticas públicas nestas áreas.
Também foram realizadas reuniões de trabalho para tratar sobre a problemática em relação a violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Chapecó e para discutir o Plano Municipal de Direitos da Mulher.
A bancada também apresentou alguns projetos de lei, entre eles, que dispõe sobre a criação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Chapecó; PL que trata da destinação de 2% do total de moradias populares de novos programas habitacionais públicos às mulheres vítimas de violência doméstica e as que sofreram tentativa de crime de feminicídio e projeto que institui o mês Maio Furta-Cor, dedicado às ações de Conscientização, Incentivo ao Cuidado e Promoção da Saúde Mental Materna.
No relatório, a bancada também apresentou alguns resultados. Destaque para o projeto de adequação e modernização da Delegacia de Proteção à Mulher. Para fazer as melhorias, a vereadora Marcilei Vignatti articulou na Assembleia Legislativa a liberação de emenda parlamentar de R$ 200 mil. Além disso, garantidas de emendas da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, que totalizam R$ 500 mil para execução da obra.