Uma equipe da Secretaria de Saúde de Chapecó participou na semana passada da 1ª Oficina de Integração do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC). Teve como principal objetivo fortalecer as ações da rede como ferramenta para enfrentamento das emergências em saúde pública. O evento aconteceu em Florianópolis, e contou com participantes do Ministério da Saúde (MS), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde que contam com CIEVS implantados (Florianópolis, Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itajaí, Joinville e Navegantes), que formam a rede. Foram disponibilizadas três vagas por CIEVS.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
O município de Chapecó foi representado pela Enfermeira Paola Sabino da Silva, da Vigilância Epidemiológica e do CIEVS, Enfermeira Adriana Cristina Hillesheim, apoiadora do Ministério da Saúde e Aldarice Pereira da Fonseca, coordenadora do CIEVS Estratégico Chapecó. Além dos servidores dos CIEVS, estiveram no evento algumas autoridades como Daniela Buosi Rohlf – Diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública, Liliane Kelen Miguel – Representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Pedro Henrique Presta Dias – Representante do CIEVS Nacional, Eduardo Marques Macário – Superintendente de Vigilância em Saúde, João Augusto Brancher Fuck – Diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Rosene Melo – Coordenadora CIEVS de Santa Catarina.
Os CIEVS têm o papel de monitorar e identificar situações que possam se configurar como uma emergência em saúde pública, como a introdução de novos agravos e doenças e alterações no perfil de transmissão, como surtos e epidemias. O CIEVS Estadual de Santa Catarina faz parte da estrutura da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. O encontro serviu para troca de experiências entre os participantes, com apresentação do funcionamento de seus serviços, levantamento de desafios e avanços desde a implantação. Teve ampla discussão sobre fluxos e a construção de protocolos operacionais para as ações dos CIEVS do estado de Santa Catarina
Para os integrantes do CIEVS Chapecó a participação neste evento foi muito importante para troca de experiências, conhecimento de outras realidades, fortalecimento da comunicação entre a rede estadual e nacional, assim como fortalecimento da equipe na qualificação, possibilidade de melhoria nos processos de trabalho de verificação de rumores e atuação em possíveis situações de emergências em saúde.