O catarinense Alceu Elias Feldmann, de 72 anos, ocupa a 17ª posição na lista de bilionários brasileiros divulgada pela Forbes em abril de 2022. No ranking global, o empresário do ramo do agronegócio aparece na posição 1196.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Feldmann é natural de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí. É fundador da Fertipar, que atua no setor de fertilizantes e que deu origem à fortuna do bilionário. Seu patrimônio líquido está avaliado em US$ 2,6 bilhões (R$ 12 bilhões).
Um dos homens mais ricos do país, Feldmann construiu o império no agronegócio, setor que ingressou ainda jovem. Enquanto se graduava em Agronomia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), o futuro empresário começou a trabalhar como vendedor de fertilizantes.
Ele é dono de 85% das ações da Fertipar e segue à frente dos negócios como CEO. Ele apareceu no ranking dos bilionários pela primeira vez em 2019 e segue na lista.
O Grupo Fertipar iniciou sua trajetória em 1980 atendendo plantadores de soja do Paraná. À época, Alceu Elias Feldmann alugou um armazém na cidade de Paranaguá, no Paraná, para dar início à operação da empresa.
No início, a Fertipar começou produzindo adubos em sua sede e, gradativamente, expandiu sua operação no mercado. Presente nas principais regiões agrícolas do país, o Grupo Fertipar é atualmente composto por 12 empresas. Embora ela tenha sede em Curitiba, em menos de 40 anos a empresa já havia se expandido por quase todas as regiões do Brasil e se consolidado no setor.
Do ND+