Com uma campanha intensa, lastreada em entregas que superam R$ 1 bilhão em equipamentos, incentivos e programas para os catarinenses como secretário da Agricultura e deputado estadual, Altair Silva (PP) busca a reeleição determinado a intensificar o trabalho na Assembleia Legislativa, com a busca de recursos que consolidem e ampliem o desenvolvimento de Santa Catarina.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Técnico agrícola de formação, Altair se inspira nos ensinamentos de Hugo Biehl, de quem é amigo e admirador, tomando-lhe emprestado inclusive o número 11.130, com o qual concorre em 2 de outubro.
Ao assumir seu mandato em 2019, Altair logo se destacou no parlamento pelo espírito conciliador e ao mesmo tempo determinado, assumindo a liderança de pautas sensíveis aos catarinenses, como a conservação e melhoria de rodovias e a mitigação dos efeitos da pandemia, concretizada na lei de sua autoria que vedou o corte por falta de pagamento dos serviços de energia elétrica, água, esgoto e gás durante a crise sanitária.
Em 2021, foi convidado a assumir a Secretaria da Agricultura, que chefiou por 14 meses e cujo legado ainda rende frutos por todo o Estado. Em ritmo intenso, ora na estrada, ora no gabinete, Altair Silva buscou aproximar-se e atender as demandas de prefeitos e vereadores, independentemente de colorações partidárias.
Poucos meses atrás, ao deixar o cargo para estar apto à disputa eleitoral, celebrou uma de suas maiores conquistas à frente da Secretaria da Agricultura: o lançamento oficial do programa estadual de Internet Rural.
A internet de fibra ótica para o interior dos municípios teve valor especial, por ser uma aposta sua concretizada em prazo curto e em tamanho sem precedentes no Brasil.
Entre idas e vindas a Brasília, reuniões com a Celesc, apoio em um projeto de lei estadual, levou à frente o programa e aumentou o protagonismo catarinense na produção rural.
“A agricultura tem se modernizado e o agronegócio tem passado por profundas transformações, com investimentos em automação e novas tecnologias para a produção. Construímos um projeto para levar a internet de fibra ótica para o interior do estado, uma mudança que irá revolucionar a educação e a forma de fazer agricultura em Santa Catarina”, diz Altair.
O deputado estadual busca uma vaga na Assembleia para consolidar e ampliar a verdadeira revolução que ajudou a promover no agro catarinense, aumentando a atratividade do meio rural e dando possibilidades de escolha e estudos para os jovens agricultores.
Em tempo recorde, Altair também deu impulso a programas essenciais, como o Terra Boa, ao qual foram destinados R$ 105 milhões este ano, a fim de apoiar o agricultor na aquisição de sementes, melhoria de pastagens e do solo. Também apoiou o plantio de cereais de inverno, a fim de diversificar a renda do produtor e diminuir a dependência do milho para fabricação de ração.
Outra ação sua, que pretende dar sequência mesmo na Alesc, é a regularização fundiária.
“Com o comprometimento e apoio das lideranças municipais, fizemos história. A legalização dos imóveis era um sonho antigo de muitas famílias, que poderão finalmente acessar as políticas públicas e modernizar a sua propriedade. Fornecemos o georreferenciamento necessário para que os produtores regularizassem seus imóveis. De posse do documento, o produtor pôde dar início ao processo para conquistar a escritura da terra. Mais de 42 mil famílias catarinenses receberem a documentação necessária para legalizar suas propriedades”, afirma Altair.
Se reeleito, Altair Silva pretende transformar o Legislativo em um parceiro na elaboração de políticas públicas, principalmente na infraestrutura em sua maior acepção, que engloba o campo, as rodovias, as escolas e os hospitais. “Tenho raízes fincadas no Oeste”, diz o deputado, acrescentando, porém, que nasceu em Major Gercino e foi criado em São João Batista. Nutre um carinho especial pelo Vale do Rio Tijucas. Altair prossegue:
“Mas posso dizer que percorri todo esse nosso Estado nos últimos quatro anos. E agora, na campanha, tenho a felicidade de sentir no abraço, no aperto de mão e no acolhimento que recebo a certeza de que um trabalho sério e bem feito é percebido e reconhecido pela população”.
Não há canto de Santa Catarina que não tenha sido beneficiado com políticas públicas na agricultura, por meio do aporte de recursos ou entrega de maquinários. Entre um encontro e outro, entre um café e um mate, o deputado reflete. E conclui:
“Aprendi a fazer política com os pés no chão e a mente focada no melhor interesse público. Encontrei parceiros e verdadeiros amigos em todos os municípios. Líderes realmente vocacionados e comprometidos com o melhor para sua gente. Isso é algo que nos renova e nos estimula. Porque a política é um trabalho conjunto. Da Assessoria do candidato