Destaque

Projeto de Chapecó para combate do efeito estufa fica em terceiro no Brasil

O projeto de uma unidade de processamento de resíduos orgânicos da área urbana e consequente diminuição dos gases de efeito estufa, encaminhado pela Prefeitura de Chapecó ao Ministério do Meio Ambiente, ficou classificado em terceiro lugar para o recebimento de recursos.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

Com o resultado o município será contemplado com R$ 350 mil, do Fundo Nacional Sobre Mudança do Clima. Os recursos serão aplicados na aquisição de uma peneira rotativa e esteira, um triturador de galhos, motosserra, termohigrometro e um veículo.

O projeto foi inscrito na Plataforma +Brasil pela Diretoria de Captação de Recursos e pela Gerência de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura. Agora após a classificação, será feita o Termo de Convênio com a Prefeitura, o repasse do recurso.

De acordo com a gerente de Saneamento do Município, Graciela Heckler, este é o primeiro projeto desenvolvido pela Prefeitura voltado para impactos climáticos, atendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) recomendados pela ONU.

O volume de material recolhido de podas e supressão de árvores comprometidas no município é 577,2 toneladas por ano. Com a implantação do processo de compostagem vegetal será reduzido o volume destinado ao aterro, bem como redução do consumo de combustível e emissão de poluentes na mesma proporção.

“Ao enterrar o material vegetal geramos um processo de decomposição lento, onde ocorre a digestão anaeróbia e a produção de gases como o metano. Esse processo de decomposição gera também a produção de chorume que é um potencial poluidor dos lençóis freáticos”, disse Graciela.

O objetivo é promover a destinação final ambientalmente adequada de resíduos provenientes da poda urbana, incluindo a compostagem, o coprocessamento, a recuperação e o aproveitamento energético; com a implementação de inovações no processo de beneficiamento dos resíduos orgânicos. O projeto prevê a avaliação, qualitativa e quantitativa, com mensuração dos resultados alcançados, incluindo a medição efetiva da redução de emissões.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios