A Secretaria Municipal da Saúde de Concórdia informou nesta terça-feira, 10, que 6.705 pacientes não compareceram em consultas marcadas no sistema de saúde pública do município ao longo do ano passado.
O levantamento leva em conta os Postos de Saúde, a Policlínica, a Unidade Sanitária e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.
Para a secretária de Saúde, Leide Mara Bender, os números revelam preocupação pois trata-se de um desrespeito com os recursos públicos que a prefeitura investe para manter os serviços disponíveis.
“Quando um paciente não comparece a uma consulta agendada, ele deixa o profissional sem atendimento, ao mesmo tempo em que tira a vez de outro que pode estar numa necessidade maior”, comentou.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
O número de pacientes faltantes equivale-se a populações inteiras de algumas cidades da região, como Alto Bela Vista (1.859); Arabutã (4.378); Ipira (4.580); Lindóia do Sul (4.549); Peritiba (2.993); Presidente Castelo Branco (1.692); e Xavantina (3.654) de acordo com a última estimativa populacional divulgada pelo IBGE no final do ano passado.
É algo que precisa mudar, observa Leide. Somente na Policlínica Central, 3.893 pessoas faltaram em suas consultas em 2022.
Na Unidade Sanitária Central, 1.111 pacientes faltantes; no Centro de Atenção Piscossocial – CAPS 871 faltaram; nos Postos de Saúde: 830.