DestaqueEsportes

Prefeitura assina convênios desportivos com reajuste de 20% para modalidades

A assinatura de repasse de convênios para organizações da sociedade civil que cuidam das modalidades esportivas que representam Chapecó nas competições aconteceu nesta sexta (10). O valor de R$ 3.591.000,00 é 20% maior do que o valor em convênio do ano passado em um ato que aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês. Além disso, a atividade teve ainda a entrega da homenagem “Reconhecimento Esportivo 2023” para pessoas que com sua trajetória de dedicação e entrega ao esporte chapecoense escreveram seu nome na história do cenário esportivo catarinense.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

O Presidente da Fundação de Esportes de Chapecó, Agnaldo Veriato Pereira, destacou a satisfação em homenagear as pessoas que deixaram o seu legado ao esporte e a sociedade chapecoense. “A homenagem é um gesto simbólico, pois o esporte de Chapecó é o que é hoje, pois esses pioneiros tiveram muito trabalho e dedicação”, disse. Ele também falou sobre o repasse dos recursos para as modalidades esportivas, que é essencial para as atividades. “Agradecer pelo incremento e confiança ao esporte chapecoense e esperamos que seja um ano repleto de conquistas”.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, reafirmou o compromisso com o esporte amador de Chapecó através do convênio que teve, em 2023, 20% de reajuste para as modalidades. Além disso, o prefeito destacou o valor investido nos profissionais que são cedidos e atendem as modalidades. “É um dinheiro público e por isso as modalidades precisam prestar contar, como determina a legislação, sob pena de perder o convênio. As modalidades têm como prioridade participar das competições oficiais do município, entre elas a OLESC, Joguinhos, Microrregionais, Regionais e paradeporto”, disse.

Homenageados

1- ALDERI TOZZO TOZZINHO
2- AMAURI GIORDAN ( IN MEMORIAN)
3- ARODIVALDO PALUDO
4- BENHUR ROSADO SPEROTO
5- CLAUDIA INOCENTE (CUCA)
6- CLAUDIO ALCIDES JACOSKI
7- ELISEU BONETTO (DIDI DO FUTSAL)
8- IVANIR ALBA
9- MARCO ANTÔNIO CROINS CRESPO
10- MATERLI BOROTTO
11- NELSON BULEGON
12- RICARDO ANTÔNIO DE MARCO
13- SIDINEI DORNELLES (IN MEMORIAN)

1- ALDERI TOZZO TOZZINHO

78 ANOS. DEIXOU ERECHIM – RS, SUA TERRA NATAL, EM 1973, COM DESTINO À SC, MAIS PRECISAMENTE CORDILHEIRA ALTA, QUANDO DEPOIS DE UM TEMPO, FOI CONVIDADO PARA ATUAR NA PREFEITURA DE CHAPECÓ, COMO SECRETÁRIO DE ESPORTES. APÓS EMPREENDEU NO RAMO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS E POSTERIORMENTE CORRETORA DE IMÓVEIS. PORÉM, SEMPRE ENVOLVIDO COM O ESPORTE. SEGUE SENDO UM APAIXONADO PELA BOCHA E PRATICANTE DA MODALIDADE.
APOSENTADO, FORMOU A LIGA DE BOCHA DE AREIA QUANDO O ESPORTE MIGROU PARA O SINTÉTICO. FEZ MUITA AMIZADE, EM MUITOS ESPORTES, SENDO TAMBÉM UM DOS FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DE CHAPECÓ. PRATICANTE DE XADREZ, APRENDEU ESTE ESPORTE AINDA NO COLÉGIO. FOI RESPONSÁVEL PELA PERMANÊNCIA DO MESTRE BARBOSA QUE TAMBÉM ADOTOU CHAPECÓ EM FUNÇÃO DA MODALIDADE DO XADREZ. TOZZINHO TAMBÉM TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO NA DIFUSÃO DO FUTEBOL 7 OU SUIÇO.

2- AMAURI GIORDAN (IN MEMORIUM)

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA ESTADUAL LOURDES LAGO AMAURI GIORDAN FALECEU, VÍTIMA DE COMPLICAÇÕES DA COVID-19; AOS 41 ANOS, DEIXANDO DOIS FILHOS.
PROFESSOR FORTALEZA, OU “FERRO” COMO ERA CONHECIDO, COORDENOU POR MUITOS ANOS O PROJETO DE FUTEBOL FEMININO DA ESCOLA LOURDES ANGELA SARTURI LAGO, QUE POR MUITAS VEZES REPRESENTOU A CIDADE EM COMPETIÇÕES REGIONAIS, ESTADUAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS. PELA ESCOLA, COMO TÉCNICO, FOI CAMPEÃO MUNDIAL ESCOLAR EM 2018, EM ISRAEL, VENCENDO A TURQUIA POR 5 A 1. NO FESPORTE EXERCEU A FUNÇÃO DE COORDENADOR ESPORTIVO DA REGIÃO DE CHAPECÓ ENTRE 2019 E 2020. ENTRE OS INÚMEROS TÍTULOS CONQUISTADOS COMO TREINADOR DO FUTEBOL FEMININO CONSTA O BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO. NO FUTSAL FOI CAMPEÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA (JESC), JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE (BRASÍLIA) E CAMPEÃO BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTSAL (NATAL).

3- ARODIVALDO PALUDO

NASCIDO EM 1949 NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-RS, É CASADO COM ANCILA BALDISSERA PALUDO COM QUEM TEVE 3 FILHOS. EM 1976 FORMOU-SE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UPF / PASSO FUNDO. EM 77 O CASAL DECIDIU CONSTRUIR SEU FUTURO EM CHAPECÓ. CONCURSADO PROFESSOR PELO DO ESTADO, ATUOU NO COLÉGIO ZELIA SCHARF. E COMO TÉCNICO DOS ALUNOS, CONQUISTOU DIVERSOS TÍTULOS.

FOI TÉCNICO DE HANDEBOL NA PREFEITURA DE CHAPECÓ POR 6 ANOS. FEZ PARTE DA EQUIPE TÉCNICA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY. FOI DIRETOR DA ESCOLA BÁSICA LUIZA SANTIN. APOSENTADO NO ESTADO INICIOU TRAJETÓRIA NA COOPER ALFA ONDE TRABALHA NA COORDENAÇÃO DE ESPORTES, SENDO COORDENADOR TÉCNICO POR 5 EDIÇÕES DOS JOGOS DOS ASSOCIADOS, QUE É O MAIOR EVENTO ESPORTIVO DAS COOPERATIVAS DO BRASIL.
EM SUA HISTORIA ESPORTIVA, CONQUISTOU 71 MEDALHAS COMO ATLETA E 232 MEDALHAS COMO TÉCNICO ESPORTIVO EM DIFERENTES MODALIDADES.

4- BENHUR ROSADO SPEROTTO

PROFESSOR, EX-ATLETA E TÉCNICO DE VOLEIBOL, GAÚCHO DE IJUÍ HOJE RESIDE EM JARAGUÁ DO SUL. POSSUI UM CURRÍCULO GRANDIOSO.
FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, EM 1972, INICIOU NO ESPORTE COMO ATLETA DAS MODALIDADES DE VOLEIBOL E ATLETISMO.
COMO ATLETA DE VOLEIBOL, UMA PAIXÃO QUE ELE NÃO ESCONDE, SAGROU-SE CAMPEÃO DOS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA POR DUAS VEZES E DUAS VEZES VICE-CAMPEÃO.
NO ATLETISMO FOI MEDALHA DE PRATA NO SALTO TRIPLO, TAMBÉM NOS JOGOS ABERTOS. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA POR 26 ANOS, DESTACOU-SE COMO TÉCNICO DE VOLEIBOL, CONQUISTANDO DIVERSOS TÍTULOS ESTADUAIS, NACIONAIS E ATÉ INTERNACIONAIS IMPORTANTES TAIS COMO: CAMPEÃO SUL AMERICANO DE CLUBES – BUENOS AIRES, CAMPEÃO BRASILEIRO DA LIGA NACIONAL E VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO COPA DO BRASIL. PARTICIPOU DE 17 FINAIS DOS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA, VENCENDO 9 DELAS.
FOI TÉCNICO DA EQUIPE CHAPECÓ DE VOLEIBOL MASCULINO ADULTO POR 23 ANOS, E FEZ DUPLA COM BEBETO DE FREITAS EM 1987 EM CHAPECÓ E DE 1995 A 1997 EM SÃO PAULO E CAMPINAS.

5- CLAUDIA INOCENTE CUQUINHA PARADESPORTO

NASCEU DIA 03 DE SETEMBRO DE 1978 EM CHAPECÓ, FILHA DE NELSON E JACIRA INOCENTE. INTEGRANTE DE UMA FAMÍLIA DE 6 IRMÃOS, FEZ SEUS ESTUDOS FUNDAMENTAIS NO COLÉGIO LARA RIBAS, DO SEU BAIRRO PASSO DOS FORTES.
FORMANDA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, TEVE ACESSO A ESTA GRADUAÇÃO, ATRAVÉS DA EMPRESA ORBENK. NO ATLETISMO DO PARADESPORTO CATARINENSE É UMA REFERÊNCIA, TENDO NO HISTÓRICO 17 MEDALHAS DE 1º OU 2º LUGARES, CHEGANDO A CONQUISTAR EM UMA ÚNICA EDIÇÃO EM CHAPECÓ 3 MEDALHAS DE OURO NOS 1.500, 800, E 400 METROS. SEMPRE DISPONÍVEL PARA CONTRIBUIR COM OS COLEGAS DE COMPETIÇÃO, É DE UMA SENSIBILIDADE DIFERENCIADA, RECONHECIDA POR TODOS. PRECISANDO DE APOIO, CHAMA A CUCA. CLAUDIA INOCENTE É UM EXEMPLO DE FORÇA, DEDICAÇÃO E SUPERAÇÃO PERMANENTE. FUTURA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PRETENDE TRABALHAR COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA PARA INSERÍ-LOS NA PRÁTICA ESPORTIVA E CIDADANIA.

6-CLAUDIO ALCIDES JACOSKI

É DR. EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, MESTRE EM ENG. CIVIL, ESPECIALISTA EM GESTÃO E LIDERANÇA UNIVERSITÁRIA E ENGENHEIRO CIVIL.
FOI COORDENADOR DE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, DIRETOR DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UNOCHAPECÓ, VICE-REITOR DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS GRADUAÇÃO, VICE REITOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO. VICE-PRESIDENTE DA SAC – SOCIEDADE AMIGOS DE CHAPECÓ, ALÉM DE MEMBRO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DO CONSELHO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ. ATUA NA DIRETORIA DO CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS – CRUB E SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ABRUC. FOI TAMBÉM PRESIDENTE DA ACAFE (ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS) E ATUALMENTE É REITOR DA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ.

7- ELISEU BONETTO – DIDI DO FUTSAL

NATURAL DE CONCÓRDIA SC, HOJE COM 66 ANOS, É CASADO COM IRONI BONETTO, PAI DE DUAS FILHAS, E AVÔ DE UM NETO. SEGUE TRABALHANDO COM JOVENS DO BAIRRO BELA VISTA. FILHO DE IMIGRANTES ITALIANOS, ESTUDOU SEMPRE NO INTERIOR. NA UNIVERSIDADE DE PALMAS-PR, INICIOU BIOLOGIA E MATEMÁTICA, MAS FOI NA EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE SE ENCONTROU E GRADUOU. REALIZANDO-SE PROFISSIONALMENTE. ATÉ 1996, ATUOU EM ESCOLAS DE MARAVILHA. PERSEGUINDO O SONHO DE VIR A CHAPECÓ, POR AQUI CHEGOU E ATUOU NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. MONTOU UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL NO SÃO CRISTOVÃO E POSTERIORMENTE LEVOU-A AO BELA VISTA ONDE A MANTÉM ATÉ HOJE. MULTI CAMPEÃO, DETENTOR DE CENTENAS DE TROFÉUS E MEDALHAS, FRUTO DE MUITA DEDICAÇÃO E EMPENHO. POR SUAS MÃOS PASSARAM ATLETAS DE DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL. DEFENSOR DO MEIO AMBIENTE, ORIENTA SEUS ATLETAS QUANTO AS QUESTÕES AMBIENTAIS E TAMBÉM DA IMPORTÂNCIA DAS CRIANÇAS ESTAREM DISTANTE DAS DROGAS. ATUALMENTE TAMBÉM DESENVOLVE UM PROJETO DE FUTSAL COM CRIANÇAS AUTISTAS E HIPERATIVAS. LIMA EX-ATLETA DA CHAPECOENSE, ENTRE TANTOS, FOI UM DOS QUE INICIARAM COM O PROFESSOR DIDI.

8- IVANIR ALBA

PROFESSOR FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UFSM, FOI PREPARADOR FÍSICO DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO BOM PASTOR, ONDE PARTICIPOU DA FUNDAÇÃO DAS ESCOLINHAS DO EDUCANDÁRIO. TÉCNICO CAMPEÃO DA 1ª EDIÇÃO DO MOLEQUE BOM DE BOLA LOCAL E ESTADUAL. EM 1992 FUNDOU A ESCOLINHA FIBRALEÃO. COM UMA MESCLA DE TRABALHO ESPORTIVO E SOCIAL. HOJE ALÉM DESTA ESCOLINHA, TAMBÉM ATUA NA ESCOLINHA DA CETRIC NA ÁGUA AMARELA, COM O MESMO OBJETIVO.
NESTE ANO, ALBA, COMPLETA 31 DE TRABALHO SOCIAL NA MESMA ENTIDADE QUE FUNDOU LÁ EM 1992.

9- MARCO ANTONIO GROINS CRESPO

PROFESSOR CRESPO, TEM UMA VIDA DE DEDICAÇÃO AO BASQUETE.
EM 1992 FOI COORDENADOR DE BAQUETEBOL PELA PREFEITURA DE CHAPECÓ E TREINADOR DE BASQUETEBOL MASCULINO COLÉGIO MARISTA. ALÉM DE SERVIDOR EFETIVO DA PREFEITURA, CONTRIBUIU TAMBÉM COM A CRIAÇÃO DE DIVERSAS ENTIDADES COMO DA LOCAB, DO CBC, DO INOVAÇÃO BASQUETE CLUBE NA ESCOLA TRILINGUE, DO CLUBE SÃO CHICO DO COLÉGIO MARISTA, DO BASQUETE EXPONENCIAL, TENDO ATUADO EM DIVERSAS DESTAS ENTIDADES TAMBÉM COMO TÉCNICO. FOI TÉCNICO VOLUNTÁRIO DA EQUIPE DE CADEIRANTES DE CHAPECÓ (FALCÕES DO OESTE) E TÉCNICO DA EQUIPE ADULTO MASCULINO NOS JOGOS ABERTOS.
EM SUA TRAJETÓRIA CONQUISTOU DIVERSOS TÍTULOS E TAMBÉM TEVE SEU TRABALHO RECONHECIDO POR MUITAS ENTIDADES, ASSOCIAÇÕES E PODER PUBLICO. DENTRE TANTOS TÍTULOS COLETIVOS DESTACA-SE O DE CAMPEÃO BRASILEIRO OLIMPÍADAS MARISTAS MASCULINO E FEMININO. DIVERSOS ATLETAS FORAM FORMADOS E REVELADOS, JOGADORES ESTES, EM ATIVIDADE NO CANADÁ E USA, OUTROS, INTEGRARAM SELEÇÕES CATARINENSES, BRASILEIRA E NBB.
E COMO SEMPRE DIZ O PROFESSOR CRESPO… “NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO”.

10- MATERLI BOROTTO

NATURAL DE MARAVILHA, RESIDE EM CHAPECÓ DESDE 1987. É PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS REDES MUNICIPAL, ESTADUAL E NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNOCHAPECÓ, FIE E UNOESC NA DISCIPLINA DE ATLETISMO. TREINADORA DE ATLETISMO POR 27 ANOS EM ESCOLINHA, JESC, OLESC, JOGUINHOS, JASC E PARAJASC, FORMOU ATLETAS COM DESTA QUE ESTADUAL, NACIONAL E INTERNACIONAL. FOI CONVOCADA DUAS VEZES COMO TREINADORA DA SELEÇÃO BRASILEIRA NOS JOGOS ESCOLARES ATÉ 14 ANOS.
TEVE DESTAQUE COMO ATLETA NA MODALIDADE DE ATLETISMO COM VÁRIOS TÍTULOS ESTADUAIS, E NACIONAIS, INCLUINDO ALGUNS RECORDES NA PROVA DE LANÇAMENTO DE DARDO.

11- NELSON BULEGON

NASCIDO EM 29 DE JANEIRO DE 1952, EM SOBRADINHO. VEIO PARA CHAPECÓ EM 1980. CASADO COM ILDA SCARIOT BULEGON, É PAI DE 3 FILHOS DIEGO, FABIO E RODRIGO. É FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO. POR TER PASSADO EM CONCURSO PUBLICO EM CHAPECÓ, INICIOU SUA TRAJETÓRIA NA ANTIGA ESCOLA MOTTA PIRES, HOJE NELSON HOROSTECK, NA SEQUÊNCIA FOI PARA A ESCOLA DRUZIANA SARTORI ONDE ATUOU ATÉ SUA APOSENTADORIA. SEMPRE ENVOLVIDO COM O ESPORTE EM GERAL, GOSTAVA DE LEVAR OS ALUNOS AS COMPETIÇÕES. ADEPTO ESPECIAL AO VOLEIBOL, TAMBÉM ERA SIMPATIZANTE DO BASQUETE. TEVE UM TRABALHO ESPECIAL NO ESPORTE ESCOLAR. TITULOS….JOGOS ESCOLARES COM A EQUIPE DO DRUZIANA SARTORI. TINHA TRABALHO VOCACIONADO AO ESPORTE ESCOLAR, FORMANDO MAIS DO QUE ATLETAS, CIDADÃOS PARA A SOCIEDADE. ALÉM DE FOMENTAR OS HÁBITOS ESPORTIVOS, SEMPRE ESTAVA PREOCUPADO COM A ÍNDOLE DOS SEUS ALUNOS/ATLETAS.

12- RICARDO ANTÔNIO DE MARCO

É NATURAL DE XANXERÊ, FILHO DE AQUILINO DE MARCO E METILDE TONET, CASADO COM JUCIELLY CARLA TÉO, E PAI DE TRÊS FILHOS, RICARDO, MIGUEL E PEDRO. É GRADUADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E
ADMINISTRAÇÃO, PELA UNOESC, É MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO; COM ÊNFASE EM ESTRATÉGIA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL, PELA UNISUL, DOUTOR EM EDUCAÇÃO; ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR, PELA UNIVERSIDADE LA SALLE. INICIOU SUA CARREIRA PROFISSIONAL NA ÁREA COMERCIAL EM 1989. COMEÇOU A TRABALHAR NA UNOESC XANXERÊ EM 2004, COMO PROFESSOR, E NO MESMO ANO ASSUMIU COMO COORDENADOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. EM 2012, FOI TRANSFERIDO PARA CHAPECÓ COMO VICE-REITOR DO CAMPUS. EM 2020, CHEGOU EM JOAÇABA COMO PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO, CARGO QUE OCUPAVA ATÉ SER EMPOSSADO COMO REITOR

13- SIDINEI DORNELLES (IN MEMORIAM)

SIDINEI DORNELES DA SILVA. NATURAL DE ALEGRETE – RS
NASCEU EM 03 DE JULHO DE 1955. FALECEU EM 12 DE DEZEMBRO DE 2019.
FOI PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA GRADUADO E PÓS GRADUADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – RS. CHEGOU EM CHAPECÓ EM 1982, QUANDO TRABALHOU NA
PREFEITURA MUNICIPAL. FOI TÉCNICO, AUXILIAR TÉCNICO E PREPARADOR FÍSICO DA EQUIPE DE HANDEBOL MASCULINA.
TAMBÉM PROFESSOR E TÉCNICO NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA IRENE STONOGA.
TÉCNICO DE HANDEBOL FEMININO, 1982 E NO ANO SEGUINTE PROSSEGUIU COM A EQUIPE MASCULINA. ENTRE OS ANOS DE 82 E 2009 FOI INÚMERAS VEZES CAMPEÃO JESC COM O IRENE STONOGA.
NO RENDIMENTO ATUOU COMO TÉCNICO, AUXILIAR TÉCNICO E PREPARADOR FÍSICO.
FORAM 8 TÍTULOS DE CAMPEÃO DOS JASC, JUNTAMENTE COM OUTRA DEZENA DE CONQUISTAS EM NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL, CULMINANDO POR INTEGRAR A COMISSÃO TÉCNICA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios