Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (9), o deputado Lucas Neves (Podemos) defendeu que o programa de escolas cívico-militares em Santa Catarina seja assumido pelo governo estadual.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Atualmente, as 12 unidades em funcionamento no estado seguem o modelo cívico-militar implantado pelo governo federal.
Neves demonstrou preocupação com a recente decisão da presidência de desativar a diretoria do Ministério da Educação que cuidava do programa. “Isso indica o início de um processo de desidratação que levará à extinção do modelo de escolas cívico-militares no Brasil.
Para integrantes do atual governo, o projeto fracassou, mas o balanço das escolas onde o programa funciona mostra justamente o contrário.”
O deputado disse que esteve em Curitiba para conhecer o modelo de escolas cívico-militares adotado pelo governo paranaense.
Conforme explicou Neves, no Paraná, a gestão dessas unidades é feita pelo Estado.
“São mais de 120 mil alunos que estudam em 195 unidades cívico-militares, com perspectiva de aumento no número das escolas participantes do programa.
Os nossos vizinhos assumiram a liderança nacional no índice do ensino médio e o quarto lugar no ensino fundamental.
Houve também diminuição na evasão escolar, além da redução de quase 80% de violência física, 75% de violência verbal e 82% de redução de depredação do patrimônio das escolas.”
Lucas Neves adiantou ainda que já levou o assunto ao secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Segundo o parlamentar, o secretário se mostrou receptivo à proposta de estadualização do modelo de escolas cívico-militares.
Informações Agência Alesc