Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, neste ano, o tema lançado pela Organização Mundial de Saúde – OMS é “Sim! Podemos acabar com a Tuberculose”, já que a meta global é acabar com a endemia da doença até 2030, erradicando-a em 2050.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
A Tuberculose está entre as doenças infectocontagiosas que mais mata no Brasil, sua transmissão ocorre pelo Bacilo de Koch, transmitido pelas vias aéreas durante a fala, tosse ou espirro das pessoas com doença ativa. Afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas.
Os sintomas mais comuns são: tosse na forma seca ou produtiva – catarro, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga.
O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais e de imagem. A principal forma de prevenção é feita com a vacina BCG (a vacina da marquinha do braço direito) oferecida gratuitamente pelo SUS que é aplicada ao nascer. Além da etiqueta respiratória.
O tratamento é preconizado pelo Ministério da Saúde e oferecido gratuitamente pelo SUS.
Existe em nosso município o Programa de Combate à Tuberculose que faz diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes com doença ativa e contatos. Faz busca de sintomáticos respiratórios através do apoio das unidades de saúde, investigação de forma contínua e através de campanhas de prevenção.
Pessoas que apresentarem sintomas característicos da doença podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para uma avaliação.
A tuberculose é uma doença evitável e curável.