Nove alunos e uma professora a Rede Municipal de Ensino, que tem baixa visão ou cegueira, receberam aparelhos de visão artificial, que foram entregues pela secretária de Educação, Astrit Tozzo, e pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues. O ato foi no auditório da Prefeitura e contou com a presença dos beneficiados e familiares, além das equipes da Secretaria de Educação.
Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
De acordo com a secretária Astrit Tozzo, Chapecó é a primeira cidade de Santa Catarina a adquirir os dispositivos de visão artificial de última geração beneficiando alunos e professora da rede municipal.
Os aparelhos OrCam são acoplados aos óculos e oferecem uma solução inclusiva, prática e funcional, convertendo texto em áudio de forma instantânea. Astrit disse que, com a ajuda da inteligência artificial, os alunos com cegueira ou baixa visão terão mais autonomia no dia a dia escolar, facilitando o acesso à informação e a interação com o ambiente.
“Chapecó tem investido em tecnologia na Educação e esta é uma iniciativa que vai melhorar o aprendizado e dar mais qualidade de vida para essas pessoas”, disse Astrit.
O prefeito João Rodrigues disse que a Administração Municipal inicialmente lançou o programa De Olho no Futuro, para doar óculos para os estudantes e idosos, mas que foram mapeados estudantes que somente os óculos não resolvia, por isso o investimento nesta tecnologia.
“Em Chapecó ninguém vai deixar de estudar por não ter um óculos, por não enxergar, por não ter condições de comprar um aparelho, que é caro. Nós estamos investindo nas pessoas e na qualidade de ensino”, disse o prefeito.
Ele fez uma interação com o estudante William Campos Padilha (na foto com o prefeito e a secretária), de 8 anos, que estuda na Escola Básica Municipal Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori. Ele gostou de conhecer o prefeito e do “tirador de foto”, que registrava o ato. “Estou feliz pois vou conseguir ler”, disse. A mãe, Juciane Campos, disse que estava preocupada com o aprendizado dele, e acredita que o aparelho vai ajudar muito.
Outra beneficiada é Andréa Conceição Duarte, 42 anos, que atua como segunda professora no sexto ano da Escola Básica Municipal André Marafon. Ela é formada em Pedagogia e em Educação Especial.
“Me sinto privilegiada pois geralmente esses aparelhos são caros. Agora vou poder ler outros livros que não estão disponíveis em braile ou em áudio. Vou poder escolher a cor da roupa, saber qual o valor das cédulas de dinheiro, vai me ajudar muito no cotidiano”, disse.
O investimento realizado para a aquisição dos dez dispositivos OrCam foi de R$ 171.264,30, com cada dispositivo avaliado em R$ 17.126,43.
O uso dos dispositivos será em regime de comodato, ou seja, os beneficiários poderão utilizá-los gratuitamente por um tempo determinado. Ao final do prazo, os dispositivos deverão ser devolvidos nas mesmas condições de uso. A aquisição e implantação dos dispositivos de visão artificial OrCam na rede municipal de ensino representa um grande avanço em direção à inclusão educacional de estudantes com deficiência visual. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria de Educação/SEDUC em oferecer recursos tecnológicos inovadores que promovam a igualdade de oportunidades para todos os alunos.