O atendimento de Saúde Pública de Chapecó é o melhor de Santa Catarina dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes e é o segundo do Brasil entre as cidades com mais de 200 mil habitantes.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
De acordo com dados do programa Previne Brasil, no componente de indicadores de desempenho, do Ministério da Saúde, a nota de Chapecó na Atenção Básica foi de 9,14 no primeiro quadrimestre de 2023, num crescimento de 2,58% em relação ao terceiro quadrimestre de 2022, cuja nota do Índice Sintético Final (ISF) foi 8,91.
“Chapecó vêm aumentando gradativamente o indicador sintético final, o que demonstra o bom trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, que tem uma gestão competente e um quadro de servidores comprometidos, sempre com o objetivo de atender bem a população”, disse o prefeito João Rodrigues.
A nota é do Índice Sintético Final (ISF), que é composta de sete indicadores:
1 – Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;
2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4 – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;
5 – Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada;
6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
Os índices em que Chapecó teve melhora significativa foi o item 1 que passou de 59% para 76%, item 2 que passou de 77% para 98%, o item 3 de 73% para 93%, item 4 de 33% para 37%.
Esse índice faz parte do Previne Brasil, que é um programa federal focado na Atenção Primária e que prevê critérios de pagamento por desempenho no atendimento à população.
“Mais do que números, isso demonstra que as condições de saúde de Chapecó estão melhorando; os diabéticos e hipertensos estão recebendo atendimento em menos tempo, estamos oferecendo saúde bucal para as gestantes, estamos vacinando e qualificando o atendimento aos usuários”, afirmou o secretário de Saúde, Jader Danielli.
Atualmente Chapecó tem 268mil usuários cadastrados na Secretaria de Saúde.