
Acolher os pacientes e garantir um atendimento qualificado, no momento em que eles mais precisam: esse é o objetivo do novo fluxo criado pela Secretaria de Saúde.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
A partir de agora, as Unidades Básicas de Saúde estão conectadas em uma rede integrada, que permite redirecionar o paciente para atendimento em outra unidade, caso seja necessário.
A equipe de enfermagem faz o acolhimento e direciona para o posto de saúde mais próximo. Caso o corpo médico das Unidades não consiga dar suporte à demanda, o atendimento é realizado no Guilherme Reinch,que oferece atendimento de segunda a sábado, das 8h às 18 horas, sem fechar para o almoço. A última opção é o encaminhamento para o pronto-socorro.
Vale destacar que, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), o atendimento acontece diariamente, de segunda a sexta-feira, em horários específicos. Portanto, não há necessidade de chegar nas unidades de madrugada para ser atendido.
O que preciso para receber atendimento?
Basta levar os documentos necessários:
✔️ Documento oficial de identificação com foto;
✔️ Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS);
✔️ Recomenda-se levar o comprovante de residência (não-obrigatório).
E comparecer à ESF ou UBS, nos horários de atendimento:
➡️ ESF: das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h;
➡️ UBS: das 08h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Estrutura de atendimento na Saúde em Concórdia
Atualmente, a rede de Atenção Primária à Saúde é formada pelas UBS’s e pelas ESF’s. Elas são a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). É ali onde se inicia o cuidado com a saúde da população.
A UBS é uma Unidade Básica de Saúde, onde são realizados atendimentos de menor complexidade. A UBS é uma Unidade Básica de Saúde, onde são realizados atendimentos de menor complexidade. A UBS tem uma equipe composta por médico clínico, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, e, em algumas unidades têm também dentista e auxiliar de odontologia.
Já a USF é uma Unidade de Saúde da Família, que conta com médico generalista ou médico da estratégia da saúde da família, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, dentistas e auxiliar de odontologia. A USF atende uma média de 2.500 a 3.500 habitantes em uma área definida, sendo que, algumas vezes, este número pode ser maior.
Para encontrar sua unidade de referência, definida pelo endereço de moradia, clique aqui: https://concordia.atende.net/subportal/secretaria-municipal-de-saude/atende.php?rot=1&aca=119&ajax=t&processo=viewFile&ajaxPrevent=1685961117411&file=3DFE8EE108F47F078ABA0C575FF6A3BAB2D9AC20&sistema=WPO&classe=UploadMidia
Como funciona o atendimento na saúde em Concórdia?
Basta comparecer a sua USF de referência para ser acolhido por um profissional da equipe que irá coletar as informações e avaliar a necessidade de atendimento no momento e/ou no período, fazendo a triagem de casos agudos. Considerando a necessidade, o profissional dará os devidos encaminhamentos para que a população não fique sem atendimento.
As ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão e acompanhamento do pré-natal são realizadas pela equipe das USFs.
Se houver necessidade de consultas ou atendimentos com outros profissionais como: cardiologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, psiquiatra, pediatria, entre outros, a situação de cada paciente é avaliada pela equipe de saúde da família e encaminhada via Sistema de Regulação para que a central de regulação possa avaliar as necessidades e agendar de acordo com as agendas disponíveis. Após a consulta com o médico da especialidade e seguindo as orientações, o usuário deve retornar à USF para continuidade do acompanhamento, quando na alta dada pelo profissional da especialidade.