Na aula inaugural que iniciou o curso de formação para 61 Guardas Municipais de Chapecó, aprovados em concurso público, o prefeito João Rodrigues anunciou R$ 2 milhões em equipamentos que serão utilizados para segurança em geral, mas principalmente para reforçar a segurança nas escolas.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
Durante o ato, na manhã desta segunda (3), no auditório da Prefeitura, o prefeito fez a entrega de 100 raquetes detectoras de metal, 100 sirenes, botões de pânico e sprays de gengibre e pimenta. Para a Guarda Municipal foram entregues, uniformes, munição, 100 coletes, 70 pistolas 9mm, seis espingardas calibre 12 e 10 motocicletas de 500 cc.
“Em Chapecó tudo é feito no tempo certo. Nós começamos a reforçar a segurança nas escolas já há dois anos, começamos a colocar portas com detectores de metal nas escolas antes do ataque em Blumenau, contratamos coordenadores de segurança nas escolas e estamos reforçando a estrutura da Guarda Municipal, tanto em efetivo quanto em equipamentos”, disse o prefeito.
O Diretor de Segurança Pública, Clovis Ari Leuze, disse que os 61 guardas que farão o curso poderão ser chamados gradativamente após a formatura, prevista para dezembro, conforme a demanda. Ele ressaltou que em Chapecó foi criado um Centro de Formação, com estante de tiro, canil, além de equipe docente da Guarda Municipal, com apoio de outros setores da Prefeitura e das Forças de Segurança.
O comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, informou que o curso terá 1.150h de duração. Ele lembrou que a corporação foi criada em 2009 e a primeira turma foi formada no ano seguinte, com 40 alunos, sendo que 38 concluíram o curso. O Centro de Formação e Aperfeiçoamento Técnico foi implantado em 2021.
Também estiveram presentes no ato a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o representante da Câmara de Vereadores, vereador Claimar de Conto, o delegado regional Danilo Fernandes, o representante da 4a Região de Polícia Militar de Fronteira, tenente-coronel Evandro Vieira, delegado chefe da Polícia Federal em Chapecó, Fabrício Argenta, o perito chefe da Polícia Científica, Fernando Perillo, o consultor de Segurança Pública de Chapecó, Márcio Bueno, o chefe do posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Chapecó, sargento Flávio Marinho, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal, dos Bombeiros, entre outros.