Destaque

Itá está entre as melhores cidades para se viver

O Instituto de Longevidade publicou a terceira edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longividade (IDL), na última semana. O objetivo é avaliar a capacidade dos municípios em criar as condições adequadas para um envelhecimento saudável e sustentável, sendo este ano, a primeira vez em que todos os 5.570 cidades brasileiras foram contempladas.

👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS👇

O estudo que é realizado a cada três anos leva em conta as variáveis socioambientais, saúde e economia da população idosa. Esse índice aponta Itá (SC) em 3º lugar na microrregião dos municípios do Alto Uruguai Catarinense e em 22º no ranking nacional na categoria “cidades pequenas”. Outro destaque é no desempenho da Saúde (uma das variáveis avaliadas), obtendo notas máximas em indicadores analisados.

Para o Prefeito Clemor Battisti, não é surpresa receber a notícia, pois todo o trabalho realizado nos últimos anos foi pensando no melhor para os Itaenses. “Nós temos Programas de bem – estar para os idosos e a saúde no nosso município sempre está em destaque. Quando conquistamos rankings como esse, entendemos que todo o esforço vale a pena”, destaca.

Conforme o estudo, em cada uma das três variáveis, 23 indicadores são analisados. Em geral, os principais são: mortalidade por causas não-naturais; carga tributária; relações afetivas; estudantes acima de 60 anos no ensino superior; número de estabelecimentos e profissionais de saúde; leitos hospitalares; cobertura vacinal; óbitos por doenças; proporção da população idosa em comparação com o total de moradores; expectativa de vida aos 60 anos; capacidade de consumo e segurança financeira.

A secretária de saúde Juliana Batista, ressalta “o cuidado e qualidade de vida com a pessoa idosa é parte do trabalho do diário de toda nossa equipe de saúde”.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios