Destaque

Extra Comunica completou 35 anos de atividades

Atuar com o melhor da técnica jornalística, satisfação no desempenho do trabalho e permanente postura ética. Esse é um resumo dos 35 anos de atividades que a Extra Comunica atinge neste sábado, 4 de maio. Primeira empresa de assessoria na área de comunicação social criada em Chapecó e região, a Extra Comunica surgiu em 1989 diante de perspectiva vislumbrada no mercado pelos jornalistas Mariangela Iop de Oliveira e Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira. Como esse trabalho no âmbito da iniciativa privada era inexistente na região Oeste Catarinense, as primeiras dificuldades envolveram explicar de forma detalhada como as atividades seriam executadas, os benefícios e possíveis resultados.

Primeiros jornalistas formados a trabalhar em Chapecó, onde chegaram em janeiro de 1978, depois de concluído o curso na Universidade Federal de Santa Maria, Mariangela e Hugo definiram em 1989 o objetivo de prestar serviços de divulgação, depois de terem atuado em rádio e assessorias. Mariangela, que veio a falecer em agosto de 2012, havia trabalhado na Rádio Chapecó e como assessora de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Chapecó, enquanto Hugo possuía atuação na Rádio Chapecó e na Gerência de Comunicação das Organizações Chapecó.

A definição da área de atuação foi focada para instituições associativas empresariais, eventos, organizações e empresas e até hoje, como forma de eliminar possíveis conflitos de interesse, a empresa não presta serviços para o poder público e entes político-partidários. Definida essa segmentação, outros desafios foram identificar os prováveis clientes, em vista das necessidades que apresentassem para implementar um processo de comunicação à opinião pública, e estreitar o relacionamento com os profissionais da imprensa. Diante disso, os dois primeiros clientes foram a Auto Viação Chapecó, trabalho esse que começou 20 dias após criada a empresa e que permanece até hoje, e o segundo o então Hospital Santo Antônio, com assessoria que iniciou dois meses após a fundação da Extra e foi até 1992.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Filosofia de trabalho

Nestes 35 anos, a Extra Comunica tem pautado sua atuação com a característica de desenvolver trabalho estreito com os clientes e visão para os receptores das informações. A filosofia de trabalho, definida como de “Comunicação com Respeitabilidade”, tem base nos pressupostos da experiência, da credibilidade e dos resultados.

Nos primeiros anos de atividades, Hugo lembra que foram utilizadas máquinas de escrever manuais – Olivetti Lettera 22 e Remington – e depois uma elétrica Facit. Os textos eram datilografados em laudas de 25 linhas e 72 toques, padrão na época. A seguir, com a evolução da tecnologia, passou a ser utilizado o primeiro computador, um modelo XT 286, seguindo-se o 386 e o 486.

Em sua história, a Extra tem destaque na fidelização dos clientes. Atualmente, são eles: Auto Viação Chapecó, há 35 anos; Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), 33 anos; Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), 28 anos; Feira Eletrometalmecânica, 20 anos; Mantomac – Máquinas, Peças e Serviços, 21 anos; Centro Empresarial de Chapecó (CEC), 15 anos; Shopping Pátio Chapecó, 14 anos; Açoperfil Soluções em Aço, quatro anos; Apae Chapecó, há 13 anos em caráter voluntário; Automóvel Clube Chapecó, há 10 anos em caráter voluntário; e Programa Viver Ações Sociais há três anos em caráter voluntário.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios