Geral

ESTÁ EM JOGO: Inovação, empreendedorismo e espírito humano 

Com objetivo de estimular a cultura empreendedora, o Sebrae Nacional em parceria com o Instituto Ideais do Futuro, está promovendo a 2ª Edição do Desafio Liga Jovem (DLJ2), com a missão de oportunizar jovens estudantes do ensino fundamental e ensino médio – de todas classes sociais, a buscar soluções para os desafios da sociedade, impulsionando a inovação, promovendo competências e gerando impactos positivos na comunidade.

O DLJ2 terá uma presença marcante em todos os estados durante sua divulgação e ao longo das etapas, com uma variedade de prêmios adicionais, como vale-compras, smartwatches, celulares, notebooks e viagens. O ápice será uma etapa final presencial em uma das capitais brasileiras, seguida por uma emocionante premiação com uma viagem para a Europa.

Na busca de oportunizar seu alunado, a EEB Profª. Zitta Flach inscreveu quatro projetos. Do Ensino Fundamental, projeto PetSistter e Extrusora de filamento 3D da equipe, ambos sob orientação da professora Miriam Fatima Machado. Já do ensino Médio: Bolha Salva Pets e Loja Virtual Jardim Atípico. Passaram dois para a próxima fase, com gravação de vídeo onde eles próprios são os atores, explicando o conteúdo, o contexto, a execução e o impacto que irá proporcionar na comunidade. Ambos os projetos passarão por uma banca avaliadora no próximo dia 25/09/2024 às 17h – horário de Brasília.

Sob orientação da professora Cibelli Machado, os alunos da equipe HiHeBeDo – Eduardo Otto da Silva, Hillary Camilly Ferraz, Jose Alberto Rodrigues de Menezes e Henrique François dos Santos, o projeto intitulado “Bolha salva pets”, tem objetivo de dar guarida, alimentação e resgate para pets em caso de frio intenso e/ou catástrofes. Voltada à sustentabilidade, trata-se de uma estrutura armada em bambu, revestida em acetato, e algodão cru impermeabilizado com cera de abelha e com pote de água e comida, no seu interior. Os alunos tiveram a genial ideia de idealizar um aplicativo que monitora por rastreabilidade o local onde está a bolha e uma câmara de vídeo para aferir se há alimentação aos que ali se abrigarem. “Em caso de muito frio e enxurrada, se oportuniza abrigo e alimentação, seguido de resgate para devolução ao seu dono ou aciona entidade para adoção”, sinaliza Machado.

Professora Camila Pelegrini, orientadora das alunas da equipe Jardim Atípico – Marina K. Gomes, Lais Restello Bettu e Sofia K. Gomes, foi desenvolvido o projeto intitulado “Loja Virtual Jardim Atípico” e está alicerçado no emprego, renda e o empreendedorismo para os Neuros Atípicos, por ocasião de relativa dificuldade em cumprir a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Trata-se de um aplicativo de compra e venda de prestação de serviços e produtos, onde o interessado se inscreve como vendedor ou comprador e executa a compra e/ou venda. “As alunas são estagiárias em uma escola de educação infantil na cidade no contra turno escolar e onde há portadores do TEA, TOD e TDH e partiu daí esta ideia e inovação !” relatou Pelegrini.

Para Gabriela da Costa Heming – gestora do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Chapecó – é gratificante ver a EEB Profª. Zitta Flach se destacar no DLJ2 para etapa Estadual e isto demonstra o talento e dedicação dos nossos jovens em aplicar tecnologias para resolver problemas reais. Já consultora do Sebrae Chapecó – Isabela Pizzinato Piccoli do Nascimento pondera que esta conquista da escola reforça a importância da educação empreendedora e tecnológica, preparando futuros líderes capazes de transformar a sociedade.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios