Destaque

Encontro entre contadores e Prefeitura atualiza sobre mudanças na abertura de empresas em Chapecó

Atualizar e trocar informações sobre processos de abertura e alterações de empresas no município. Esse foi objetivo de conversa dos contadores de Chapecó e região com a Prefeitura, na última sexta (16). Entre os temas abordados esteve a alteração no processo de baixas de empresas e a mudança para adesão ao Simples Nacional.

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) esteve presente e avalia de maneira positiva o relacionamento que a categoria tem com a Prefeitura. “É algo que ao longo do tempo nós buscamos e hoje temos certeza que conquistamos esse respeito e valorização como classe profissional e do Sindicont como entidade, junto à Prefeitura de Chapecó”, destaca o presidente do Sindicont, Carmo Alex Röhrig.

Quanto ao processo de baixas de empresas, o município de Chapecó passou a importar o próprio protocolo de baixa na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) para a realização da suspensão ou baixa. Esse processo iniciou há 30 dias e, com ele, os procedimentos ganham celeridade, pois o contador não precisa mais protocolar um pedido de baixa no município. Esse processo é automático e, caso a empresa não tenha débitos, o processo é deferido automaticamente. Caso possua débitos, a empresa fica com a situação suspensa.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Os contadores foram atualizados sobre o Decreto Municipal 48094/2024, que possibilita a opção pelo Simples Nacional logo após o deferimento dado pela Junta Comercial do processo de constituição da empresa. “Essa é uma grande conquista, pois há tempo buscávamos a liberação do cadastro das empresas em constituição no município para enquadramento no Simples Nacional”, comemora Carmo Alex.

A partir desta segunda (19), com o novo decreto da Prefeitura, será possível fazer a opção do Simples imediatamente após a constituição da empresa. “Dessa forma, acaba o problema que tínhamos em ter que aguardar ou esperar o deferimento dos alvarás para fazer a opção do Simples Nacional, pois muitas vezes perdíamos o prazo, que era curto, o que tornava inviável a constituição das empresas ou a manutenção das mesmas”, enfatiza o presidente do Sindicont.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios