O Senai/SC começa nesta segunda (16) a selecionar os representantes do estado à etapa nacional da WordSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
As seletivas serão em Joinville, São Bento do Sul, Blumenau, Concórdia, Chapecó e Criciúma.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
A disputa definirá os melhores em 20 ocupações. Cada uma delas corresponde a profissões técnicas da indústria, como mecatrônica, instalações elétricas, manutenção industrial, energias renováveis e indústria 4.0.
Os competidores só conhecem os detalhes das provas, específicas para cada ocupação, no dia do torneio. Eles precisam agir dentro de padrões internacionais de qualidade para terem chance de vencer.
A etapa nacional está marcada para o segundo semestre de 2025. Os ganhadores representarão o Brasil na etapa mundial, em Xangai, na China, em 2026.
Tradição
Santa Catarina tem tradição na WordSkills, que foi criada nos anos 1950 e já foi chamada de Olimpíada do Conhecimento. Alunos do estado já representaram o Brasil e conquistaram medalhas.
O diretor do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, diz que a competição mostra a força da indústria no país e no mundo, e a qualidade dos cursos profissionalizantes da entidade.
Alunos do SENAI, de todos os estados, por causa da formação que recebem, começaram a representar o Brasil em 1983. Eles treinam para cada ocupação, como atletas treinam para modalidades esportivas. Contam com apoio de professores, que atuam como treinadores.
Mundo
Só os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul participam da disputa. Cada país seleciona apenas um representante, seja uma pessoa ou uma equipe, para cada ocupação.
Eles devem ter até 22 anos no ano do torneio e integrar um dos países membros da WorldSkills International. Para algumas ocupações, a idade pode ser 25 anos.
Além da indústria, o comércio também participa da prova. Neste caso, a seleção é feita pelo SENAC.