DestaqueSaúde

Credenciamento do serviço de cardiologia pelo SUS no HRO é debatido

A ausência de atendimento especializado em cardiologia no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, continua a ser uma grande preocupação para milhões de pessoas que moram na região e dependem dessa unidade de saúde. Atualmente, pacientes que sofrem infartos ou outros problemas cardíacos graves precisam se deslocar cerca de 40 km até Xanxerê, o município mais próximo que oferece o tratamento especializado. Essa situação vem gerando grande insatisfação e desafios, especialmente em casos de urgência, onde o tempo de deslocamento pode ser decisivo para a sobrevivência dos pacientes.

Em busca de uma solução, o deputado estadual Zé Caramori (PSD), que assumiu interinamente a cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aproveitou o período em que esteve no cargo para defender essa pauta histórica da região Oeste. Para isso, ele se reuniu com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e com o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, com o objetivo de entender o cenário e cobrar a inclusão do serviço no HRO.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Durante o encontro, Demarchi destacou os desafios financeiros que o hospital vem enfrentando ao longo das últimas duas décadas, mas mencionou as ações que o Governo do Estado tem tomado para melhorar essa situação. Segundo o secretário, o governador Jorginho Mello, em acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, transferiu, no início deste ano, o contrato de gestão do hospital da Prefeitura para o Estado, para dar maior eficiência à administração e agilidade na tomada de decisões. Além disso, segundo o secretário, o Estado passou a aportar R$ 4 milhões a mais por mês para garantir a manutenção dos serviços, o que já permitiu melhorias, como a redução de filas de espera e o tempo médio de permanência dos pacientes.

“O Hospital Regional do Oeste precisa urgentemente oferecer atendimento cardiológico. A população da nossa região sofre há décadas com a ausência desse serviço, e, em muitos casos, a falta de um atendimento imediato pode custar vidas. Por isso, estou trabalhando para unir forças a fim de que essa demanda seja finalmente atendida”, afirmou Caramori.

De acordo com o secretário estadual, o Governo está comprometido em avaliar as diferentes especialidades da cardiologia que podem ser implementadas no HRO de forma responsável, sem comprometer o equilíbrio financeiro da instituição. Ele também adiantou que o governador Jorginho Mello deverá se reunir com os prefeitos da região no início de 2025, quando a demanda será uma das pautas prioritárias.

O deputado também ressaltou que esse serviço é aguardado há décadas e que, se implementado, será motivo de comemoração por milhares de pessoas que dependem do Hospital Regional do Oeste. “Esse é um atendimento que pode salvar muitas vidas, e a população da região não pode continuar à mercê de longos deslocamentos em casos de emergência. Como representante do povo do Oeste, continuarei acompanhando de perto esse processo e fazendo as cobranças necessárias”, concluiu.

Por fim, Demarchi pediu o apoio dos parlamentares da bancada do Oeste na destinação de emendas que ajudem a ampliar os recursos da saúde, uma parceria essencial para o atendimento de qualidade na região. Caramori se colocou à disposição para dialogar com seus colegas na Alesc e trabalhar em conjunto pela saúde dos catarinenses.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios