DestaqueEventos

Nelson Locatelli recebe Título de Cidadão Honorário de Chapecó

A última sessão solene de 2024, foi realizada pela Câmara de Vereadores de Chapecó, na noite da última segunda (9). A solenidade que entregou Título de Cidadão Honorário a Nelson Locatelli, foi proposta pelo vereador Cleber Fossá (MDB) e aprovada por unanimidade.

O Poder Legislativo de Chapecó, concede o Título de Cidadão Honorário aos cidadãos que não nasceram em Chapecó, mas fizeram daqui sua terra, trabalharam, formaram suas famílias e principalmente, doaram-se em prol do desenvolvimento do município e da qualidade de vida de toda a comunidade chapecoense.

Cleber Fossá foi o vereador responsável em entregar o título ao homenageado e o presidente da Câmara, Andre Kovaleski (PL), lembrou da importância da solenidade. “Nelson Locatelli construiu uma grande história de dedicação, luta e conquistas para o nosso município. Os vereadores se sentem honrados em prestar essa homenagem”, afirmou.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Nemésio Carlos da Silva, assessor executivo da Prefeitura de Chapecó, também lembrou de passagens importantes de Locatelli pela Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Poder Executivo Municipal. “Foi uma liderança que ajudou muito a Chapecó se tornar essa potência que é hoje. São pessoas como Nelson Locatelli que tornaram nosso município próspero e com um futuro extraordinário”, completou.

Quem é Nelson Locatelli?

Nelson Carlos Locatelli nasceu em 14 de dezembro de 1937, em Lajeado, Rio Grande do Sul. Entre os anos de 1960 e 1965, cursou a Faculdade de Direito, em Passo Fundo. Casou-se com Ione Shirlei do Prado Locatelli, professora e natural de Chapecó, em 1968, estabelecendo-se em Chapecó.

São pais de Paulo Antônio e Júlio André, ambos promotores de justiça, casados com Anna Paula e Maria Luiza, e avós de Ana Carolina, Enzo Antônio, Valentina e Isadora. No período de 1967 a 1978, manteve escritório de advocacia nas comarcas de Chapecó e de Xaxim, enquanto foi professor de Direito Usual e Legislação do 2º grau, durante dez anos, no Colégio Marista de Chapecó. Filiou-se ao MDB de Chapecó, ocupando a presidência do partido em três oportunidades. Iniciou a vida política em 1976, eleito vereador na Câmara Municipal de Chapecó, sendo o mais votado do partido, e exercendo o mandato até 1978. No mesmo ano, elegeu-se deputado estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 14.114 votos.

Em 1982, elegeu-se vice-prefeito de Chapecó, na chapa liderada por Ledônio Migliorini (PMDB), para o mandato entre os anos de 1983 e 1988. Ocupou a direção da Companhia de Desenvolvimento de Chapecó (Codec) e assumiu o comando da Prefeitura de Chapecó em cinco oportunidades. Foi novamente eleito deputado estadual ao parlamento de Santa Catarina em 1986, com 15.672 votos, também pelo PMDB. Assumiu funções na 11ª legislatura, entre os anos de 1987 e 1991. Foi deputado constituinte e assinou a constituição catarinense em 5 de outubro de 1989. Também foi secretário da Mesa Diretora da Alesc, entre 1988 e 1990. Durante o mandato, participou das comissões permanentes de ciência, tecnologia, agricultura, economia e desenvolvimento; e redação de leis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios