Nos últimos quatro anos, a Guarda Municipal de Chapecó se consolidou e cresceu em números e estrutura. No cenário da segurança pública do município, a atuação da Guarda Municipal tem se destacado ao longo dos anos. Durante a apresentação do 1º Anuário de Segurança Pública de Chapecó, o Diretor de Segurança Pública de Chapecó, Roger Natan de Lima, apresentou os números conquistados pelas equipes Guarda Municipal de Chapecó.
Ele destacou que no período dos últimos quatro anos, com relação as ocorrências foram atendidas 11.134 em 2021; 10.320 em 2022; 9.468 em 2023; e 17.050 em 2024 (até inicio de dezembro). “O aumento é 53% em relação ao ano de 2021, ano da pandemia e 80,08% maior do que em relação a 2023. Isso é reflexo de mais estrutura, equipe e investimentos”, comentou.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Roger explica ainda que as ocorrências de segurança e trânsito representam 40,8% dos casos. Nos últimos anos foram R$ 10 milhões investidos na Segurança Pública Municipal, com aumento do efetivo, investimento em equipamentos e novas tecnologias, investimento em treinamento e capacitação dos agentes, investimentos em estrutura. “Um dos maiores investimentos será na nova estrutura da Guarda Municipal e implementação do Centro Operações Integradas – COI que vai trazer mais segurança para os chapecoenses”, afirmou.
Ele afirma ainda que Chapecó entre as 10 cidades mais seguras do Sul do país, considerando as cidades com mais de 100 mil habitantes, conforme Anuário 2024 – Cidades Mais Seguras do Brasil, baseado em dados do IBGE. Para ele, os resultados mostram e comprovam que a segurança pública tem sido muito eficiente e tem trazido grandes resultados e nos colocam em uma situação positiva a nível de Brasil. “A integração das forças de segurança em Chapecó é muito grande e isso tem se apresentado nos números e na efetividade nas ações”, afirmou.
Essa aproximação, os números e resultados também são reflexos da criação do Conselho de Segurança do Município, presidido por Márcio Bueno e que fortaleceu e uniu ainda mais as forças de segurança em Chapecó. “O conselho atua na organização das ações, integrando as instituições e otimizando recursos focando nos principais problemas”, afirmou Roger.
A atuação da Guarda Municipal de Chapecó, que está sob o comando de Luiz Antônio Stobe, demonstra não apenas eficiência operacional, mas também um comprometimento com a segurança e bem estar da população. “Nossas equipes atuam em escolas, cuidam de espaços públicos, auxiliam no trânsito e realizam diversas operações. Isso aumenta a segurança e a confiança da população em nosso trabalho”, finalizou Roger.