DestaqueEsportes

Com pilotos de cinco países provas de motonáutica atraíram 8 mil pessoas em Chapecó

Cerca de oito mil pessoas assistiram pilotos de cinco países disputando provas de Motonáutica, no sábado e no domingo, no porto Goio-Ên, em Chapecó (SC), segundo cálculo da comissão organizadora. As águas do Lago formado pela barragem Foz do Chapecó, no Rio Uruguai, tiveram belas disputas entre os pilotos de cinco países: Argentina, Bélgica, Brasil, México e Porto Rico.

“Aqui é muito bonito e agradável”, disse o jovem belga Laurenz Bastian, que no sábado venceu a categoria V 300 da 1ª Etapa do Sul-Brasileiro de Motonáutica e, no domingo, na mesma categoria, ficou em segundo no Desafio Internacional de Motonáutica. Seu pai, Frederick Bastian, também fez bonito. No sábado, teve os segundos lugares nas categorias V 1700 e Força Livre, e, no domingo. No domingo fez uma prova disputadíssima com o piloto Paulo Consoli, alternando posições na liderança da prova, mas com o brasileiro levando a melhor no final. Já na última prova, da Força Livre, Paulo Consoli ia levando a melhor até ter um problema com sua lança. Sobrou para Frederick conquistar o primeiro lugar na prova.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

O público, que se espalhou pela península ao lado direito da ponte (Sentido SC/RS) e também próximo da Náutica Rota do Sol, vibrou e aplaudiu a performance dos pilotos.

“Queremos agradecer a Administração Municipal de Chapecó, na pessoa do prefeito João Rodrigues, pelo apoio para a realização desta prova que teve pilotos de vários lugares do planeta”, disse o presidente da Associação de Motonáutica do Rio Grande do Sul (AMORGS), Rodrigo Polasek, que deixou de correr para emprestar o barco para Frederick. A AMORGS foi a realizadora do evento com o apoio da Prefeitura.

De acordo com o secretário de Esporte e Juventude, Agnaldo Veriato Pereira, o evento superou a edição do ano passado, tanto em número de pilotos, número de países e em público. “A nossa avaliação é de que o evento foi um sucesso, com o apoio de várias secretarias da Administração Municipal e das Forças de Segurança. Vieram pilotos das Américas e da Europa, o público compareceu em grande número, o que demonstra o potencial do turismo esportivo em Chapecó”, disse Agnaldo.

O vice-prefeito Valmor Scolari, que representou o prefeito João Rodrigues, disse que a Administração Municipal está investindo em melhorias, com pavimentação, troca de lâmpadas, limpeza e outras melhorias previstas.

“Nós queremos que a população de Chapecó e região venham para o Goio-Ên, usem os espaços públicos e prestigiem o comércio local. Nós queremos fazer mais eventos como esse para fortalecer o turismo regional “, afirmou Scolari.

O presidente da Câmara, Claimar de Conto, destacou que o vale do Rio Uruguai tem uma beleza ímpar, o que serve de atrativo para eventos e visitação.

Também estiveram presentes na abertura do evento, neste domingo, o secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Nelson Krombauer, o superintendente dos distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên, Izaías Almeida.

O gerente de Projetos da secretaria de Juventude e Esporte, Mário Tomasi, destacou que além das provas, o evento teve brinquedos para as crianças e também shows musicais. E destacou que Chapecó cada vez mais amplia sua vocação para o turismo de eventos.

Foram sete provas no sábado e seis no domingo, pois alguns barcos da R 2.5 quebraram. Veja os resultados.

DESAFIO INTERNACIONAL DE MOTONÁUTICA (primeiros colocados)

V300
1-Lauro Trisch (Canoas-RS)
2-Laurenz Bastian (Bélgica)
3-Vitória Rohde (São Valentim-RS)
4- Andrea Pedrera (México)

Turismo
1- Walter Gracian (Argentina)
2 Pablo Scapini (Argentina)
3- Pedro Lazzari (Salto do Jacuí-RS)

V 700
1- Gustavo Ce (Encantado-RS)
2- Juliano Evangelista (São Jerônimo-RS)
3- Cristiano Schlosser (Cruzeiro do Sul-RS)

V1700
1- Paulo Consoli (Itatiba do Sul-RS)
2- Frederik Bastin (Bélgica)
3 -Pablo Ovando (Argentina)

R 5000
1-Jonathan Bonafin (São Valentim-RS)
2- Sérgio Ferreira (Erechim-RS)
3- Paulo Ferreira (Erechim-RS)

Força Live
1- Frederik Bastin (Bélgica)
2- Pablo Ovando (Argentina)
3- Walter Gracian (Argentina)

1° ETAPA DO SUL-BRASILEIRO DE MOTONÁTICA

V300
1 – Laurenz Bastian (Bélgica)
2- Lauro Trisch (Canoas-RS)
3- Marquinhos (Canoas-RS)

Turismo
1- Pablo Scapini (Argentina)
2- Walter Gracian (Argentina)
3- Pedro Lazzari (Salto do Jacuí-RS)

V700
1- Juliano Evangelista (São Jerônimo-RS)
2- Cassiano Schneider (Cruzeiro do Sul-RS)
3- Cristiano Schlosser (Cruzeiro do Sul-RS)

V 1700
1- Paulo Consoli (Itatiba do Sul-RS)
2- Frederik Bastin (Bélgica)
3 -Pablo Ovando (Argentina)

R 2.5
1-Alceu Cantu (Lajeado-RS)
2- Gilmar Lenz (Lajeado-RS)
3- Júlio Coelho (São Valentim-RS)

R 5000
1-Jonathan Bonafin (São Valentim-RS)
2- Luciano Delajerise (Nova Santa Rita-RS)
3- Dejair Pazzini (Erval Grande-RS)

Força livre
1- Paulo Consoli (Itatiba do Sul-RS)
2- Frederik Bastin (Bélgica)
3 -Pablo Ovando (Argentina)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios