Geral

AAFC tem agenda ampla em Florianópolis com resultados positivos

A Associação dos Atingidos da Foz do Chapecó (AAFC), representada pelo seu presidente Volmir Santolin, pelo diretor de pesca Dirceu Leal e assessor da presidência Marcos Albeirice, cumpriu agenda ampla nesta terça (16), em Florianópolis.

Na manhã, primeiro compromisso, em audiência com o diretor executivo da Usina Foz de Chapecó SA (UHC) – Otavio Luiz Renno Grilo, acompanhado por Carolina Silva e Roberto Moritez. Acordou-se:  apresentar uma lista de acesso ao lago,  de interesses da AAFC, lindeiros e dos municípios; conceituar as divergências entre AAFC e UHC: medições do nível d´agua e plano ambiental do Pacuera; apresentar projetos consistentes em conjunto com os municípios.

Com o deputado estadual Altair Silva (foto em destaque) presidente da Comissão de Agricultura, foi solicitado um Projeto de Lei, criando a Rota da Pesca Artesanal e Esportiva do Oeste de Santa Catarina, que entre os objetivos está potencializar a turismo e geração de emprego e renda. Num segundo ponto, ficou definido uma audiência pública, para segunda quinzena de novembro de 2024,  para tratar dos assuntos do Plano Básico Ambiental (PBA), bem como sugerir condicionantes a licença de operação e revisão  da conservação e uso do entorno dos reservatórios artificiais e áreas de preservação permanente (APP). Entusiasmado, “somos carentes em opção e no Oeste há muito trabalho e pouco lazer e turismo!” relata Silva.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Em terceiro compromisso, já com o deputado estadual Fabiano da Luz, após macro explanação do conjunto de ações, projetos para o turismo, pesca e infraestrutura a serem desenvolvida no lago da Usina Foz de Chapecó, foi ajustado a composição de agenda de audiências com o Ministérios da Minas e Energias e também com o Ministério da Pesca, em Brasília. “Conte conosco nestas ações e demandem sempre nosso gabinete” disponibiliza Luz.

Na tarde de segunda-feira, na Secretaria de Estado da Agricultura, em audiência com secretario de estado Valdir Colatto, muito se discutiu sobre inúmeros projetos da AAFC. Demandado pelo secretario, a entidade representativa apresentará em 30 dias, projeto de pesca esportiva e projeto de produção de peixes em tanque rede.

Com sorriso no rosto e fala de um grande entusiasta, fechando agenda do dia, a comitiva da AAFC foi recebida pelo deputado estadual Mario Motta, presidente da Comissão de Legislação Participativa. Bem solícito e por meio de sua assessora  Cinthia Cordova, foi promovido um grande debate em torno da “apresentação de uma atualização da legislação ambiental e uso múltiplos das águas”, cujo discussão e produção se dará por apresentação técnica e audiência pública.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios