Geral

AAFC tem agenda ampla em Florianópolis com resultados positivos

A Associação dos Atingidos da Foz do Chapecó (AAFC), representada pelo seu presidente Volmir Santolin, pelo diretor de pesca Dirceu Leal e assessor da presidência Marcos Albeirice, cumpriu agenda ampla nesta terça (16), em Florianópolis.

Na manhã, primeiro compromisso, em audiência com o diretor executivo da Usina Foz de Chapecó SA (UHC) – Otavio Luiz Renno Grilo, acompanhado por Carolina Silva e Roberto Moritez. Acordou-se:  apresentar uma lista de acesso ao lago,  de interesses da AAFC, lindeiros e dos municípios; conceituar as divergências entre AAFC e UHC: medições do nível d´agua e plano ambiental do Pacuera; apresentar projetos consistentes em conjunto com os municípios.

Com o deputado estadual Altair Silva (foto em destaque) presidente da Comissão de Agricultura, foi solicitado um Projeto de Lei, criando a Rota da Pesca Artesanal e Esportiva do Oeste de Santa Catarina, que entre os objetivos está potencializar a turismo e geração de emprego e renda. Num segundo ponto, ficou definido uma audiência pública, para segunda quinzena de novembro de 2024,  para tratar dos assuntos do Plano Básico Ambiental (PBA), bem como sugerir condicionantes a licença de operação e revisão  da conservação e uso do entorno dos reservatórios artificiais e áreas de preservação permanente (APP). Entusiasmado, “somos carentes em opção e no Oeste há muito trabalho e pouco lazer e turismo!” relata Silva.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Em terceiro compromisso, já com o deputado estadual Fabiano da Luz, após macro explanação do conjunto de ações, projetos para o turismo, pesca e infraestrutura a serem desenvolvida no lago da Usina Foz de Chapecó, foi ajustado a composição de agenda de audiências com o Ministérios da Minas e Energias e também com o Ministério da Pesca, em Brasília. “Conte conosco nestas ações e demandem sempre nosso gabinete” disponibiliza Luz.

Na tarde de segunda-feira, na Secretaria de Estado da Agricultura, em audiência com secretario de estado Valdir Colatto, muito se discutiu sobre inúmeros projetos da AAFC. Demandado pelo secretario, a entidade representativa apresentará em 30 dias, projeto de pesca esportiva e projeto de produção de peixes em tanque rede.

Com sorriso no rosto e fala de um grande entusiasta, fechando agenda do dia, a comitiva da AAFC foi recebida pelo deputado estadual Mario Motta, presidente da Comissão de Legislação Participativa. Bem solícito e por meio de sua assessora  Cinthia Cordova, foi promovido um grande debate em torno da “apresentação de uma atualização da legislação ambiental e uso múltiplos das águas”, cujo discussão e produção se dará por apresentação técnica e audiência pública.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios