Coordenadores, vice-coordenadores e tesoureiros dos núcleos empresariais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) participaram do workshop “Liderar – a arte de engajar e motivar pessoas”. O objetivo foi proporcionar capacitação aos gestores. O facilitador, Édipo Vaccaro, explanou sobre o papel do líder na era exponencial, estratégias para conhecer seu time para potencializar o melhor de cada um, os desafios das equipes e como superá-los, aprender a identificar o propósito e as motivações das pessoas e como aumentar o engajamento do time através da autonomia.
Vaccaro ressaltou que o líder é reflexo para sua equipe. “Se o líder quer um time organizado, inovador e comprometido, isso tem que começar por ele. Ele é exemplo em comportamentos e atitudes e tem que estar disposto a aprender o tempo todo. É assim que evoluímos”, expôs, ao acrescentar que a maior habilidade do líder é fazer a conexão de pessoas e influenciar para que a equipe atue para alcançar o objetivo da organização.
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De acordo com Vaccaro, liderança não é dom, é treinável. “Existem vários estudos que comprovam que são atitudes e comportamentos que tornam uma pessoa um líder e é possível treinar isso”, frisou. Com suas ações, a liderança influencia as pessoas, seja na empresa ou na atuação em entidades, como nos núcleos empresariais da ACIC. “Os coordenadores dos grupos empresariais precisam avaliar o que é feito no núcleo para que os integrantes se sintam parte dele, envolvam-se e queiram participar ativamente”, complementou Vaccaro.
Pesquisa do Instituto Gallup mostra que 70% do engajamento de uma equipe depende da qualidade do seu líder. “Isso está ligado com o posicionamento perante à equipe. De dez pessoas, oito pedem demissão por causa do gestor. O líder tem um papel importante na rotatividade da equipe. Quando ele é forte, os profissionais são duas vezes mais produtivos, 46% mais eficientes e ficam cinco vezes mais tempo na empresa. As novas gerações estão ficando um ano ou menos na empresa, principalmente a geração Z. As empresas precisam criar sistemas para manter as pessoas, que vai desde salário, até benefícios, mas principalmente pela condução do líder com a equipe”, assinalou Vaccaro, reforçando que para avaliar a atuação, o feedback é uma das ferramentas mais importantes.
A diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, lembrou que a capacitação foi uma das ações definidas no planejamento estratégico da Diretoria de Núcleos. “Neste ano tivemos uma grande responsabilidade em manter as atividades dos núcleos com a pandemia. É um desafio liderar os grupos e fazer com que trabalhem na mesma direção, mas também um grande aprendizado. Com a dedicação de todos conseguimos manter as ações neste ano e, agora, estamos fazendo o planejamento estratégico para o próximo ano”.
Sobre os núcleos
Os núcleos são grupos de trabalho formados por empresas associadas, os quais oportunizam o aumento da competitividade, promoção do setor e desenvolvimento das organizações com a troca de conhecimento, auxiliando na criação de novas estratégias. Também incentivam a busca de novos mercados, tecnologia, inovação e desenvolvem lideranças. A ACIC possui aproximadamente 1.500 associados e 13 núcleos setoriais, multissetoriais e multitemáticos que envolvem mais de 250 empresas. (MB Comunicação).