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Aeroporto de Chapecó conquista aprovação de procedimento que amplia a segurança dos voos

A partir do dia 26 de janeiro, as operações do Aeroporto de Chapecó contarão com mais segurança e eficiência. Com a aprovação do sistema RNP (Required Navigation Performance) junto ao Comando da Aeronáutica, a cabeceira 29 da pista está apta a operar pousos de aproximação por instrumentos (IFR), mecanismo já instituído na cabeceira 11.

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Na prática, o procedimento amplia a capacidade operacional do Aeroporto, principalmente sob condições de baixa visibilidade – como nos casos de neblina e chuva -, diminuindo as taxas de cancelamento em cerca de 50%. Até o momento, os pousos na cabeceira 29 ocorriam apenas por orientação visual, causando restrição em casos de mau tempo.

De acordo com o gestor do Aeroporto, Filipe Gomes, a autorização foi obtida em prazo recorde. “No geral, o processo de aprovação deste procedimento é longo. No caso de Chapecó, o trâmite foi ágil e a Portaria já foi emitida pelo Comando da Aeronáutica. O mecanismo aumenta a segurança dos voos e nos permite reduzir consideravelmente as taxas de cancelamento por condições climáticas”, explica.

A novidade na eficiência operacional soma de forma positiva ao salto de qualidade obtido com a conclusão das obras de ampliação. “Além da comodidade oferecida por um Aeroporto totalmente requalificado, confortável e moderno, a região de Chapecó agora conta com operações ainda mais seguras e eficientes”, completa Gomes.

Operação

O procedimento consiste em um conjunto de regras que orientam o piloto a conduzir a aeronave por instrumentos de bordo e não por referências visuais exteriores. Desta forma, a aproximação da pista ocorre de forma muito mais segura.

No sistema RNP, também devem existir alertas que informem a tripulação caso a aeronave esteja fora dos limites de precisão estabelecidos.

O gerente geral de navegação aérea da Socicam Bruno Beltrane explica que para realizar o procedimento de aproximação por instrumentos (IFR), o piloto e a aeronave devem estar homologados. “A aeronave deve possuir todos os equipamentos, sensores, instrumentos de bordo, entre outros, necessários para que o piloto consiga aplicar as regras IFR ao voo executado com tal aeronave”.

Aeroporto

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, é um dos mais movimentados do interior do sul do Brasil e atendeu, em 2022, meio milhão de passageiros. Cerca de 3 mil pessoas são recebidas por dia no terminal, que registra 4.200 operações/ano, entre pousos e decolagens dos voos regulares.

Com investimentos superiores a R$40 milhões, a Voe Xap finalizou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto, triplicando a capacidade de atendimento dos atuais 500 mil para 1,5 milhão de passageiros/ano.

A pista do Aeroporto de Chapecó, considerada uma das melhores do país pela localização e ausência de obstáculos na aproximação e decolagem, possui 2.063 metros de extensão. As operações aéreas contam com equipamentos de proteção ao voo PAPI, biruta, farol rotativo e sistema de balizamento noturno.

Com funcionamento de 24 horas por dia, o Aeroporto de Chapecó atende operações regulares da AZUL para Viracopos, Florianópolis, Navegantes, Porto Alegre e Cuiabá; da GOL e da LATAM para Guarulhos. A média é de nove voos diários.

Sobre a Socicam

Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais aeroportuários, rodoviários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 50 anos de trajetória, é responsável pela gestão de mais de 125 empreendimentos em várias regiões do país, sendo 26 aeroportos. Por mês, são mais de 100 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com sete mil decolagens, mais de 1 milhão de partidas rodoviárias e 1,7 mil partidas marítimas. Por MB Comuniação

 

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