
Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a Península do Alasca na noite de quarta (27), gerando alertas de tsunami na região. As informações preliminares são das autoridades locais.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
O U.S. Geological Survey (USGS) informou que o terremoto ocorreu às 22h15, a uma profundidade de 35 quilômetros. A magnitude estimada é de 8,2. Inicialmente, o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo apontou 7,2.
Após os tremores, o Centro Nacional de Alerta de Tsunami (NTWC) do Alasca emitiu avisos para o sul, a Península e as áreas costeiras do Pacífico da entrada Hinchinbrook para a passagem Unimak. No entanto, os avisos foram posteriormente derrubados tanto para a península quanto para o resto do Pacífico.
Os estados americanos da Califórnia, Oregon e Washington, além da província canadense da Colúmbia Britânica, não devem ter nenhuma ameaça significante de tsunamis, afirmou o coordenador do NTWC, Dave Snider.
“Devem existir alguns danos mínimos em algumas localidades no Alasca, mas um tsunami significante e um prejuízo maior não são esperados”, afirmou.
Enquanto tremores superficiais próximos a áreas populosas podem ser extremamente perigosos, eles geralmente não apresentam uma ameaça real para gerar tsunamis.
“Foi realmente uma sorte, porque a magnitude de 8.2 é realmente grande para gerar ondas consideráveis, especialmente nessa localização do mundo”, acrescentou. Da CNN Brasil