Em sessão solene nesta segunda (25) a Assembleia Legislativa concedeu a Comenda do Legislativo Catarinense a 30 pessoas e 10 organizações que se destacaram por ações feitas em prol do estado e das regiões.
Entre os homenageados está o técnico agrícola, Antonio Tiago Silva, que é o atual presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Sintagri). Filho de agricultores familiares, nasceu em 1961 na comunidade de Arataca em São João Batista. Casado e pai de três filhos, começou sua atividade profissional na Cidasc em 1982.
O Técnico Agrícola foi indicado pelo deputado Altair Silva, que destaca que “Tiago é um líder nato. Sempre com forte ligação ao associativismo, o cooperativismo e os sindicatos, foi Presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas (Atasc), do Sintagri e da Federação Brasileira (Finta-BR). Além disso participa ativamente da gestão do Conea e da Unitagri. Eu não tenho dúvidas que a comenda está em boas mãos”, frisou.
Homenageado
Além da representação nas entidades, na sua vida profissional foi classificador de produtos de origem vegetal do Estado e atuou também no Programa de Abastecimento Urbano do Governo. À disposição do Ceasa (SC), foi responsável pela reabertura e gerenciamento da Ceasa Unidade de Blumenau de 1994 a 1998 e do setor Administrativo e Financeiro da Cidasc na Regional de Blumenau de 2003 a 2008. Mais tarde, em 2009, assumiu a gerência da regional da Cidasc em Blumenau.
Foi diretor Regional também do Sintagri-Blumenau, Presidente do Núcleo dos Técnicos Agrícolas do Médio Vale do Itajaí, da Atasc, Sintagri estadual e da Finta-BR. Esteve à frente dos projetos do Conselho Estadual do Ensino Agrícola (Conea) e da Cooperativa Técnicos Agrícolas (Unitagri).
“O Tiago é um batalhador da categoria. É merecedor desse reconhecimento que estamos entregando. Sempre com persistência, entusiasmo e dedicação, trabalhou pela sociedade. É um reconhecimento que eu entrego, mas que é de todos os colegas técnicos”, comentou Altair.
Comenda do Legislativo
A comenda entregue reconhece e destaca ações que tenham contribuído para tornar o Estado mais desenvolvido, mais justo e mais humano. Instituída pela Resolução 2/2008, a comenda unificou as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e prestigia, sem diferenciação, os contemplados que foram indicados de forma democrática pelos deputados estaduais.