A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae) realiza a segunda edição da campanha “Apae Faz! Junte-se a Nós!”. Lançada em café na manhã nesta terça-feira, 7 de maio, a campanha contempla a distribuição de urnas, em empresas e instituições da cidade, e ocorre conjuntamente com o tradicional Pedágio do Carinho, programado para 8 de junho.
Além da diretoria da Apae, o lançamento da campanha reuniu autoridades, profissionais da imprensa e dirigentes de clubes de serviços e de outras entidades. Com a iniciativa, a entidade irá recolher recursos para a manutenção de suas atividades de reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, trabalho esse que atualmente envolve 380 usuários.
Na abertura do evento, o presidente da Apae Chapecó, Jaime Francisco Battisti, destacou a trajetória da iniciativa do Pedágio do Carinho, que vem desde 1979. Em seguida, foi feita homenagem para os ex-presidentes Nelson Badalotti, que presidia a Apae nesse ano, e Jaime Bolzani, que era presidente do Rotary Clube quando foi iniciada a campanha.
Sobre a ação “Apae Faz! Junte-se a Nós!”, seu coordenador, o voluntário Júlio César Sudbrack, lembrou que surgiu em 2023 para ocorrer conjuntamente com o Pedágio do Carinho. Especificou que, através de urnas, possibilita o recebimento de doações de três maneiras. Detalhou que “surgiu com o Pedágio através de urnas que ficam nas empresas, para que as pessoas coloquem suas doações em dinheiro ou façam por meio de Pix através de QR Code”. Assim, além de doações em mais de uma dezena de locais da cidade no dia do Pedágio do Carinho, já a partir desta semana são utilizadas urnas em empresas e instituições da cidade.
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Recolhimento e resultados
As pessoas que não tiverem moedas e dinheiro físico no dia do Pedágio do Carinho, em 8 de junho, e que queiram contribuir, poderão fazer mediante Pix ou através de QR Code disponível em marca página que será entregue na ação. “Isso colabora também para que o trânsito não seja comprometido, pois a pessoa abordada também poderá estar sem dinheiro e ter a intenção de ajudar, dessa forma levará o marca página e fará o pagamento em casa através do QR Code”, salientou Júlio.
Essa iniciativa inovadora contemplou no ano passado a distribuição de 170 urnas em empresas, clubes de serviços, cooperativas e universidades, nas quais a adesão das pessoas permitiu a arrecadação do valor total de R$ 21,9 mil, e deles R$ 14 mil via Pix. Conforme o coordenador da campanha, foi o que salvou porque nos dois dias previstos para o Pedágio do Carinho o tempo não colaborou, então o que foi obtido foi graças às urnas da campanha Apae Faz! Junte-se Nós.