DestaqueEconomia

Apenas 1,01% dos potenciais contribuintes de Chapecó destinaram parte do Imposto de Renda para fundos sociais

O Portal Social, por meio daAssociação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), coletou dados de que, até o dia 13 de maio, apenas 150 contribuintes dos mais de 14 mil em potencial destinaram parte do Imposto de Renda para fundos sociais. Ou seja, somente 1,01% do que poderia ser realizado por meio desta ferramenta foi utilizado pelos chapecoenses. O prazo para as declarações encerrará no dia 31 deste mês.

Na tabela a seguir é possível visualizar os números em potencial e os números em andamento.+

“Nosso objetivo é sensibilizar os contribuintes quanto à destinação dos recursos, seguindo as porcentagens permitidas na legislação do Imposto de Renda”, explicou o coordenador do Portal Social da ACIC, Dalvair Angheben. Ainda destacou que as leis de fomento foram criadas com o intuito de aliviar a carga tributária e direcionar os valores para projetos conhecidos e valorizados pela comunidade local.

Para Dalvair é de suma relevância a adesão dos chapecoenses. “Ainda há muito o que ser feito. Reforçaremos as campanhas e mobilizaremos novos articuladores para desenvolver estratégias de divulgação da destinação.”  

O Portal Social é uma iniciativa para que as entidades possam ser visualizadas pela população e pela comunidade empresária. Programas geridos pela Prefeitura de Chapecó que englobam o Fundo Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo Nacional do Idoso (FNI) também integram a plataforma.

De acordo com a Receita Federal, Pessoas Físicas podem destinar até 6% do imposto devido ou 7%, se destinado a projetos esportivos, a partir de 2023. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos). Empresas podem destinar até 1% para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos), 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais ou audiovisuais (cinema). Só é possível destinar parte do imposto devido pelo preenchimento da declaração no modelo completo (deduções legais).

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios